Sonia Moraes
A Mercedes-Benz se torna mais uma montadora a atuar no mercado de locação de veículos pesados no Brasil ao anunciar hoje a criação da Daimler Truck Locações e Serviços, nova empresa da Daimler Truck Financial Services (DTFS), braço financeiro do Grupo Daimler Truck.
A nova empresa foi desenvolvida em parceria entre Mercedes-Benz, Banco Mercedes-Benz, Mercedes-Benz Corretora de Seguros, Assobens e a SelecTrucks e inicia os serviços de locação neste mês com a expectativa de oferecer aos clientes 100 caminhões rodoviários das famílias Accelo, Atego e Actros a partir de três unidades com prazos de 36, 48 ou 60 meses. Neste contrato estão inclusos o gerenciamento de frota, documentação e multas, planos de manutenção nas concessionárias da marca, com mão de obra especializada, peças genuínas e telemetria Fleetboard.
“Nosso objetivo inicial é atender os pequenos e médios clientes do segmento de transporte em geral, que utilizam esses veículos em suas operações com os seus respectivos equipamentos e semirreboques, e temos intenção de ampliar para outros segmentos do mercado e expandir a oferta com caminhões off road e ônibus também”, disse Cristina Rensi, head da Daimler Truck Locações e Serviços e da Mercedes-Benz Corretora de Seguros. “Agora, além do financiamento e do seguro, o cliente terá o serviço de locação, que estava sendo muito requisitado”, comentou.
Hilke Janssen, presidente e CEO do Banco Mercedes-Benz e da Daimler Truck Locações e Serviços, destacou que o mercado de locações vem crescendo nos últimos anos, impulsionado pela alteração de comportamento dos clientes, que antes consideravam somente veículos próprios para compor a frota e, hoje, estão mais abertos às locações. “No Brasil o mercado de locação de caminhões tem muito a crescer. Hoje 2% da frota circulante, que corresponde a 2,5 milhões de veículos pesados, são de veículos usados em serviços de aluguel”, disse Janssen. “Em países como Estados Unidos, esse número chega a 25% e, na Europa, o aluguel de caminhões já existe há mais de 30 anos. Estudamos o mercado e trouxemos uma solução para facilitar a vida de nossos clientes. Para cada um deles, será oferecido um produto customizado, idealizado exatamente para atender a necessidade do seu negócio”, afirmou.
Maurício Bertolacini, head de vendas e marketing da Daimler Truck Locações e Serviços, disse que já tem algumas negociações em andamento com pequenos, médio e grandes frotistas que fazem operação rodoviária. “É um processo embrionário ainda, estamos começando a oferecer as propostas.” Neste início de operação da empresa, a intenção, segundo Bertolacini, é entender como funciona este mercado e quais as necessidades dos clientes.
“O Brasil está se acostumando cada vez mais com a locação, por isso, há grande perspectiva de crescer o aluguel de caminhões no país devido às vantagens deste serviço”, disse Bertolacini. “E vamos oferecer o caminhão de acordo com a necessidade do cliente.” A meta da Daimler Truck Locações e Serviços é ter 200 caminhões disponibilizados para locação até o fim de 2024, segundo Bertolacini.
Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, acredita que o produto Mercedes-Benz Locações Caminhões e Ônibus chega em um excelente momento no mercado brasileiro. “Acabamos de renovar o nosso portfólio de caminhões e ônibus com a inédita tecnologia BlueTec 6, com produtos mais tecnológicos e eficientes e que já estarão à disposição dos clientes também no formato de locação”, disse Puchert.
“Analisando o cenário de 2024, a locação de veículos tem muito potencial para crescer. A economia brasileira está se expandindo com avanços no agronegócio, mineração e varejo, setores impulsionados por novos programas do governo, pelo encaminhamento da Reforma Tributária e por expectativas de taxas de juros mais baixas a partir deste ano”, comentou o presidente.