Villeon Jacinto, diretor de Supply Chain da Viveo: “A logística é um dos pontos fortes dos negócios da companhia, o que certamente a diferencia dos outros concorrentes inseridos no mercado hospitalar, de medicamentos e de produtos laboratoriais e de consumo”

“O segmento de distribuição da Viveo constitui um elo entre as indústrias do setor da saúde e os hospitais, clínicas, convênios, home cares e instituições no mercado privado e público” detalha o executivo

Transporte Moderno – Como a Viveo atua?

Villeon Jacinto – Somos um ecossistema especialista em cuidados que olha para cada vida de maneira única, conectando todos os elos da cadeia para simplificar o setor da saúde. Fundada em 1996, a Viveo é líder na fabricação e na distribuição de materiais e medicamentos para este segmento, com produtos e soluções para todo o Brasil. Com capital nacional, mais de 40 unidades operacionais e mais de 20 centros de distribuição em todas as regiões do país, temos nossa própria frota e contamos com mais de 6,5 mil colaboradores diretos. Somos a única empresa do Brasil que atua de forma completa no mercado da saúde. O segmento de distribuição da Viveo constitui um elo entre as indústrias do setor da saúde e os hospitais, clínicas, convênios, home cares e instituições no mercado privado e público. Atuamos em todo Brasil com um portfólio diversificado de materiais médico-hospitalares e medicamentos oferecendo soluções baseadas em amplo conhecimento e experiência setorial por meio das empresas Mafra Hospitalar, Profarma Specialty, Tecno4, Medcare, PHD e Cremer Hospitalar.

O segmento de varejo é composto por empresas líderes nos seus setores de atuação: Cremer, Flexicotton, Daviso e FW. Envolve a manufatura de produtos para as mais diversas necessidades, incluindo: materiais médicos, produtos aplicados em cirurgias, primeiros socorros, trato urinário, diagnósticos, esterilização, curativos, higiene e proteção, infusão de medicamentos, ortopedia, trato respiratório, lenços e toalhas umedecidas. Além de produtos de saúde e higiene de marca própria para os grandes varejistas do Brasil. O segmento de laboratórios oferece uma solução one-stop-shop, ou seja, não apenas no portfólio pré-analítico (produtos utilizados na coleta e manipulação de amostras), mas também em reagentes para processo de análises clínicas – o chamado “portfólio analítico” por meio da Prevena Diagnóstica. A Tecnocold Vacinas é responsável pelo abastecimento de mais de 60% do mercado privado de vacinas

No canal de serviços, oferecemos soluções integradas e complementares de serviços logísticos prestados pela Health Log e a plataforma D2P (direto ao paciente) com a Far.Me e a Boxifarma que presta serviços farmacoterapêuticos de unitarização automatizada. Além das lojas físicas da Cirúrgica Mafra com mais de 12 mil SKU em seu portfólio. Recentemente, a Viveo passou a atuar em Programa de Suporte ao Paciente (PSP) com a Azimute Med e no segmento de manipulação e entrega de soluções estéreis a beira leito com a Life, Famap, Nutrifica e Pro Infusion, ampliando os serviços oferecidos aos hospitais.

Transporte Moderno – Como é realizada a logística de distribuição e armazenamento das empresas que compõem a Viveo?

Villeon Jacinto – A logística é um dos pontos fortes dos negócios da companhia, o que certamente a diferencia dos outros concorrentes inseridos no mercado hospitalar, de medicamentos e de produtos laboratoriais e de consumo. Com mais de 20 centros de distribuição estrategicamente posicionados em todo o território nacional, a Viveo garante o controle logístico eficiente da entrega dos produtos, a capilaridade dos serviços prestados e a capacidade de ágil atendimento de clientes em todo o país. São mais de 95 mil m² de área para armazenamento e, aproximadamente, 43,5 mil pedidos de clientes atendidos por mês

Transporte Moderno – Como será aplicado o investimento anunciado de R$ 40 milhões?

Villeon Jacinto – Com o investimento queremos oferecer um portfólio mais abrangente, dobrar a capacidade de armazenagem e ganhar mais velocidade na entrega aos nossos clientes. Estrategicamente estaremos posicionados próximos de fornecedores e clientes. Com a inauguração de um novo centro de distribuição em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, por exemplo, a empresa reduzirá tempo das entregas em todo o estado e litoral de Santa Catarina proporcionando uma maior agilidade.

Transporte Moderno – Por que o centro de distribuição em Santa Rita (RS) é considerado estratégico?

Villeon Jacinto – O potencial logístico da cidade foi fundamental para a escolha, o fácil acesso à capital e a conexão com as principais rodovias tornou Nova Santa Rita uma cidade estratégica para promover a expansão do Centro de Distribuição da Viveo, no Rio Grande do Sul.

Transporte Moderno – Qual a frota da Viveo? Qual o volume de medicamentos distribuído por mês?

Villeon Jacinto – Possuímos, atualmente, além de terceiros, 232 veículos próprios direcionados ao mercado de saúde, sendo oito caminhões elétricos que atendem a Grande São Paulo. Para se ter ideia da complexidade da operação logística da Viveo, por mês, os veículos da empresa percorrem mais de 900 mil quilômetros e garantem entregas em todo o território nacional. Atualmente atendemos as capitais e 80% dos hospitais privados em até 24 horas. Com a expansão, as unidades operacionais da Viveo, estarão presentes em 27 municípios, e em 12 estados brasileiros. A companhia adquiriu oito caminhões VUC 100% elétricos da JAC Motors. Como referência, um veículo padrão diesel emite 600 gramas CO² por quilômetro na atmosfera. A ação tem o objetivo de reduzir em 100% desta emissão. A meta é que, nos próximos três anos, a Viveo substitua o last mile, última etapa do processo de entrega, de toda frota de veículos que atende a Grande São Paulo por veículos elétricos, por exemplo.

Transporte Moderno – Qual a importância da sustentabilidade para a Viveo?

Villeon Jacinto – Para a Viveo, o tema sustentabilidade tem um papel fundamental em nossa transformação social. Com o objetivo de gerar maior transparência e compartilhar indicadores sustentáveis, desde julho de 2022, os clientes Viveo podem consultar o portal de customer care. Assim é possível pesquisar quais entregas foram realizadas com os veículos que fazem parte da frota verde e ter maior controle sob os impactos de emissão de gases de efeito estufa. Outra estratégia já aprovada é a substituição das embalagens EPS (isopor) e ER (elemento refrigerante) no modal rodoviário, que são utilizadas para o transporte de medicamentos e vacinas, distribuídas por meio da Health Log. Estas embalagens estão sendo substituídas por embalagens retornáveis com tecnologia de PCM (Phase Change Material), contribuindo assim com a redução de resíduos para o setor da saúde. A estimativa é reduzir anualmente mais de dez toneladas de resíduos sólidos. Acreditamos que o sucesso de uma organização está diretamente relacionado ao modo sustentável de todo o ecossistema, e os serviços de distribuição e logística devem fazer parte disso.

Veja também

Por