Miguel Anzolin, gerente nacional de transportes na Seara Alimentos, e Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente executivo de sustentabilidade agropecuária na Seara, destacam a importância do respeito ao meio ambiente nas operações da companhia

“A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes na operação não só da Seara, mas de toda a JBS, que está comprometida em zerar o balanço das emissões de gases de efeito estufa até 2040”, afirma Vamiré Luiz Sens Júnior

Transporte Moderno – A Seara anunciou a aquisição de 200 caminhões elétricos refrigerados. Quantos já estão incorporados à frota? 

Miguel Anzolin – Até janeiro de 2023, a Seara terá uma frota com 200 caminhões elétricos no Brasil. Atualmente, essa frota conta com 50 veículos em operação.

Transporte Moderno – Por que a empresa decidiu ampliar o uso dos veículos elétricos?

Miguel Anzolin – A ampliação da frota de caminhões elétricos é uma iniciativa que contribui para o objetivo da companhia de zerar o balanço das emissões de gases de efeito estufa em menos de 20 anos, em linha com seu compromisso Net Zero 2040. Cada veículo elétrico evita o lançamento anual de cerca de 30 toneladas de gás carbônico equivalente na atmosfera. Com isso, a Seara, em parceria com a No Carbon, vai atuar diretamente sobre as emissões de CO² da cadeia da JBS.

Transporte Moderno Os modelos elétricos têm tido um desempenho satisfatório? O investimento em frota elétrica tem vantagens do ponto de vista dos custos?

Miguel Anzolin – O custo de aquisição do caminhão elétrico ainda é maior do que o convencional, principalmente devido à baixa escala de produção a nível mundial. Já o custo operacional é menor, graças à manutenção e à recarga mais baratas. O caminhão não possui, por exemplo, filtro de ar, filtro de óleo, filtro de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor, bomba de injeção e demais itens que fazem a manutenção de um veículo convencional custar até seis vezes mais do que o modelo elétrico. Num balanço geral, a Seara não enxerga isso simplesmente como custo, mas sim como importante investimento em sustentabilidade, para descarbonização de sua frota, em linha com o compromisso Net Zero 2040 da JBS.

Transporte Moderno – Qual a importância da sustentabilidade para a empresa?

Vamiré Luiz Sens Júnior – A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes na operação não só da Seara, mas de toda a JBS, que está comprometida em zerar o balanço das emissões de gases de efeito estufa até 2040 e com a adoção das melhores práticas de proteção ao meio ambiente em todas as suas cadeias de valor. O compromisso de ser Net Zero, assumido em março de 2021, assegura investimentos de até R$ 1 bilhão até 2030 na descarbonização de todas as operações da JBS, incluindo a Seara.

Transporte Moderno Quais outras ações a Seara promove em termos de sustentabilidade?

Vamiré Luiz Sens Júnior – Comprometida com a economia circular, a Seara possui uma área dedicada a olhar para seus negócios na busca constante da implementação de melhorias e soluções inovadoras de sustentabilidade. Estas melhorias possuem, na sua essência, os conceitos de economia circular. A Seara assumiu o compromisso Net Zero, ampliando o foco na otimização dos recursos naturais e fazendo parte de uma agenda de descarbonização muito presente e alinhada às ações de mitigação de aquecimento global. A gestão diária dos processos também é uma ação alinhada à agenda de descarbonização. Trabalhos voltados para otimização dos fretes logísticos também possuem esta orientação. Além disso, a empresa oferece fontes alternativas de energia em substituição aos poluentes. Muitas granjas dos produtores integrados utilizam a energia fotovoltaica para o aquecimento dos locais de criação e de cisternas para coleta de água da chuva e aproveitamento nas atividades. A empresa também conta com o Programa Ambiental Rural Seara (Parus), que realiza a coleta de serviços de saúde animal no campo, visando a destinação correta aos resíduos sólidos provenientes das granjas.

Nosso time de extensionistas (técnicos que vão a campo), em parceria com os integrados, fazem um trabalho constante de conscientização dos produtores sobre esse descarte, além de orientá-los para o aprimoramento de processos e otimização de recursos naturais. Esses profissionais conscientizam também sobre a importância da redução do consumo e reaproveitamento de água, um recurso fundamental para as atividades do setor, para a vida e para o planeta. No âmbito das operações industriais da Seara, vale citar a parceria da empresa com a JBS Ambiental, que amplia o uso de embalagens recicláveis na nossa cadeia de geração de valor e aumenta a eficiência na segregação e aproveitamento de materiais.

Transporte ModernoA tecnologia pode ser uma aliada nas ações de sustentabilidade?

Vamiré Luiz Sens Júnior – A plataforma Super Agrotech é um exemplo claro de que a tecnologia bem aplicada traz retornos para a sustentabilidade, ou seja, para o planeta e para o negócio. Com o sistema, que integra conectividade e inteligência artificial, é possível realizar a gestão 100% digital das granjas. Ao possibilitar a gestão da granja em tempo real, cruzando as informações das experiências anteriores com os dados gerados instantaneamente, passamos “a pilotar” a granja com um olhar proativo. Antecipar a correção de possíveis futuras perdas oferece um posicionamento mais sustentável, resultando em aumento de produtividade, otimização dos recursos, como água e energia, alavancagem de qualidade e competitividade de todos envolvidos (empresa, produtor e cliente final).

A tecnologia implementada na granja permite um incremento de escala com maior domínio do processo de criação, o que se reflete em menor esforço para o produtor, permitindo: ergonomia nas tarefas de rotinas; melhoria da qualidade de vida; incentivo à sucessão familiar e a perenização da atividade rural fortalecida. Este movimento acelera o desenvolvimento das comunidades, possibilitando um futuro melhor para as novas gerações.

Veja também

Por