A Paccar, fabricante de caminhões da marca DAF, Kenworth e Peterbilt, encerrou o primeiro semestre com lucro líquido de US$ 1,32 bilhões, o que significa um aumento de 37% em comparação com US$ 966,3 milhões obtidos nos primeiros seis meses do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros foi de US$ 13,63 bilhões, em comparação com os US$ 11,69 bilhões obtidos no ano passado.
No segundo trimestre, o lucro líquido foi de US$ 720,4 milhões, com crescimento de 45% em comparação com os US$ 495,5 milhões obtidos no mesmo período do ano passado. A receita líquida de vendas e serviços financeiros foi de US$ 7,16 bilhões, ante os US$ 5,84 bilhões alcançados no segundo trimestre de 2021.
Preston Feight, diretor executivo da empresa, atribuiu o bom desempenho à expansão das entregas de novos modelos de caminhões e excelentes margens brutas e resultados recorde da Paccar Parts. “A Paccar Parts obteve vendas e lucros trimestrais recordes devido à alta utilização de caminhões e ao desempenho logístico líder da indústria que melhorou o tempo de atividade do cliente. A Paccar Financial Services proporcionou excelente rentabilidade devido a seu portfólio de alta qualidade e aos fortes preços dos caminhões usados.”
Darrin Siver, vice-presidente sênior, afirmou que a forte tonelagem de carga, excelente utilização de caminhões da indústria e demanda contínua dos clientes pelos novos caminhões da Kenworth e Peterbilt foram destaque no segundo trimestre. “Os clientes apreciam a maior eficiência de combustível e a tecnologia avançada dos novos caminhões pesados e médios da Kenworth e Peterbilt”, comentou Siver. “As vendas de varejo da classe 8 da indústria nos Estados Unidos e Canadá estão estimadas em uma faixa de 260 mil e 290 mil caminhões este ano. A participação da Kenworth e da Peterbilt no mercado de vendas a varejo da classe 8 é de 29,4% até o momento.”
Harry Wolters, presidente da DAF, comentou que os novos caminhões premium da DAF tiveram excelente demanda e aumento na participação de mercado da DAF na Europa, acima de 16 toneladas até 17,5%. Os novos caminhões DAF estão proporcionando a maior eficiência de combustível da indústria, o que é atraente para nossos clientes diante do aumento dos custos de energia.”. Estima-se que os licenciamentos da indústria europeia de caminhões no segmento acima de 16 toneladas estão na faixa de 270 mil a 300 mil veículos este ano.
“O mercado sul-americano de caminhões acima de 16 toneladas é robusto, estando este ano e na faixa de 125 mil a 135 mil unidades”, disse Mike Dozier, vice-presidente sênior. A participação de mercado da DAF Brasil foi de 6,9% no segmento de caminhões acima de 16 toneladas nos primeiros seis meses deste ano.
A receita da Paccar Parts no primeiro semestre de 2022 foi de US$ 2,82 bilhões, ante os US$ 2,37 bilhões nos primeiros seis meses de 2021. O lucro antes dos impostos totalizou US$ 693,5 milhões, enquanto no mesmo período do ano passado atingiu US$ 518,4 milhões.
Na Paccar Financial Service, a receita no primeiro semestre de 2022 foi de US$ 738,7 milhões, enquanto no mesmo período de 2021 atingiu US$ 888,3 milhões. A PFS tem uma carteira de 210 mil caminhões e reboques, com ativos totais de US$ 16,04 bilhões.