Tibério Pereira, coordenador SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Raízen: “Nossa responsabilidade é reforçar junto aos nossos motoristas a importância da adoção de práticas de segurança na operação de transporte e distribuição”

O executivo irá apresentar o case da Raízen durante o II Fórum Transporte Sustentável, que será realizado em 14 de outubro de forma virtual

Transporte Moderno – Que ações e programas voltados para a segurança a Raízen possui?

Tibério Pereira– A segurança nas operações é um dos principais focos da Raízen. Investimos constantemente em programas voltados à segurança que envolvem não só treinamentos, como também ações educativas. As iniciativas passam por toda a cadeia de atuação da companhia, desde o escritório a base de distribuição, dos cargos de lideranças aos operadores, sempre em busca da meta de zero acidentes.

Temos uma política de segurança que guia nossas normas de logística, envolvendo uma frota que beira os 4,5 mil caminhões e cerca de cinco mil motoristas de empresas prestadoras de serviços. Nossa responsabilidade é reforçar junto aos nossos motoristas a importância da adoção de práticas de segurança na operação de transporte e distribuição de combustíveis e açúcar. A integridade da frota contratada pela Raízen é monitorada por câmeras que registram em tempo real as ações dos motoristas e servem como referência para aprimorar os padrões de segurança, elevar a capacitação dos profissionais envolvidos, prevenir a segurança patrimonial, reduzir o número de acidentes e proteger o que mais importa: vidas. As câmeras de fadiga já foram instaladas em mais de 60% da frota de caminhões de combustíveis e a previsão é ter 100% da frota coberta até março de 2022. Esse trabalho contribuiu para elevar o patamar de controle e gestão da fadiga junto aos motoristas em nossas operações, reduzindo o risco de acidentes associados ao assunto.

Temos em Piracicaba uma área de monitoramento por telemetria e controle, o centro de controle operacional onde é possível identificar os desvios de operação e solucionar os problemas, em tempo real, de toda a frota. Assim, conseguimos ajustar desvios de condução do motorista, como freada brusca, excesso de velocidade, velocidade em curva e qualquer outro ponto de atenção. Com alertas em tempo real, é possível atuar preventivamente e evitar acidentes, aumentando ainda mais a segurança das operações da companhia.

Uma ferramenta que utilizamos para otimizar a comunicação e correção de desvios é o Rotograma Falado, que fornece informações precisas e antecipadas referentes a pontos de parada, pontos críticos e registros de velocidade, que são fundamentais para o controle da ação ao volante de um veículo que pode carregar até 62 mil litros de combustível inflamável. O rotograma também faz um mapeamento viabilizado por meio de um GPS que identifica a rota do veículo e, por meio do cruzamento com as informações detalhadas do sistema de telemetria, emite as informações que podem ser decisivas para a prevenção de acidentes, por meio de um sistema de voz localizado no painel de controle.

A Raízen também investe em treinamentos e ações de valorização dos motoristas. O Descarga Segura é uma plataforma de educação imersiva sobre descarga segura que já capacitou cerca de mil motoristas terceirizados, responsáveis pelo transporte de combustíveis até postos de abastecimento em todo o país. Usando gamificação e inteligência artificial, o projeto visa melhorar o desempenho dos profissionais, prevenir acidentes de trabalho, contaminações e derramamento de produtos durante as operações de entrega. Os colaboradores podem acessar os treinamentos a qualquer hora e em qualquer lugar pelo computador, celular ou tablet com internet.

Mantemos um alto padrão de segurança viária e sabemos que os critérios para atendê-los exige uma grande dedicação e comprometimento de todos envolvidos nas operações, principalmente dos motoristas. Por isso, temos orgulho em manter, há dez anos, o Rodeio de Caminhões, um programa anual de valorização destes profissionais e que reforça a importância da adoção de práticas de segurança na operação de transporte e distribuição de biocombustíveis. Em formato de competição, o Rodeio de Caminhões prioriza a busca pela educação e a valorização dos profissionais com destacada performance em segurança durante o ano, reforçando a política que prega a meta de zero acidentes na Raízen.

Transporte Moderno – Como a empresa implementou os conceitos do programa SSMA em sua organização?

Tibério Pereira – A Raízen é uma empresa integrada de energia, referência global em bioenergia que possui uma sólida base ESG desde sua fundação. A preocupação com a segurança de nossos colaboradores, parceiros e clientes é fundamental e os conceitos de SSMA estão intrínsecos em todas as operações e áreas de atuação da Raízen, pois prezamos pela segurança em todos os processos, de ponta a ponta. Ações e iniciativas voltadas para a área guiam nosso negócio, desde o início.

Transporte Moderno – Quais os maiores desafios das empresas para que os motoristas vejam o Programa SSMA como um aliado? Como este tipo de política beneficia a empresa?

Tibério Pereira – Desde a formação da Raízen, temos uma grande preocupação em reforçar constantemente a importância das práticas de segurança em nossas operações de transporte e distribuição de combustíveis. Por isso, uma das mais tradicionais e bem-sucedidas ações que temos é o Rodeio de Caminhões. Na competição anual, motoristas de caminhão-tanque, de diversos lugares do Brasil, têm de mostrar habilidades ao volante ao fazerem um percurso com manobras corriqueiras da sua rotina, como baliza, colocando a prova seus conhecimentos e práticas dentro das diretrizes de segurança. Participam do Rodeio todos os motoristas de empresas de transportes parceiras da Raízen que não tenham cometido nenhuma infração no ano. São quatro etapas regionais, que premiam os motoristas mais bem colocados. Os 50 profissionais com melhor pontuação nas etapas regionais participam da grande final e ganham uma viagem para um resort com toda a família. Os três vencedores da competição ganham prêmios e são coroados como os motoristas com melhor habilidade e respeito às medidas de segurança. É um momento que todos os nossos parceiros aguardam e têm orgulho de participar, além de ser uma oportunidade para a Raízen reforçar a mensagem que segurança é um pilar fundamental em toda a nossa operação.

O sucesso do Rodeio é tão grande entre os motoristas, que ampliamos a competição e, neste ano, criamos o Timão de Ouro, voltado para as tripulações que realizam o transporte de nossos combustíveis por via fluvial, mas com o mesmo objetivo: incentivar as boas práticas de segurança. Além da valorização dos profissionais, estas inciativas geram benefícios à Raízen já que o reforço da adoção de práticas de segurança nos ajuda a atingir a meta de zero acidentes.

Transporte Moderno – Como garantir a sustentabilidade das operações no cenário atual?

Tibério Pereira– A Raízen tem uma estratégia robusta focada na sustentabilidade dos negócios, investindo cada vez mais no desenvolvimento e no aprimoramento de fontes de energias renováveis para garantir que todo o processo seja mais sustentável, inclusive as operações de transporte. A empresa investe em tecnologia e inovação para que novas formas de produção e operação sejam implementadas de forma a contribuir com nossas metas de descarbonização.

Transporte Moderno – Como transportadores e embarcadores podem atuar de forma conjunta para um transporte mais sustentável?

Tibério Pereira– A Raízen tem um compromisso com a busca de uma atuação cada vez mais sustentável, e isso só é possível com o comprometimento e parceria das empresas que atuam conosco. É fundamental que nossos fornecedores também compartilhem dos mesmos propósitos. Desenvolvemos diversas frentes para que a atuação em conjunto da Raízen e seus parceiros tragam benefícios para todas as empresas envolvidas, não só na redução de emissões de gases nocivos, mas também na saúde financeira de seus negócios. Os programas de redução de acidentes e o desenvolvimento de tecnologias que contribuem para a meta de zero acidentes já mencionadas são bons exemplos de como a atuação em conjunto em prol de uma operação mais sustentável é viável e traz retornos positivos.

Transporte Moderno – Qual a importância de um espaço como o Fórum Transporte Sustentável para o setor de transporte e logística?

Tibério Pereira– Eventos como o Fórum Transporte Sustentável são fundamentais para a troca de ideias e iniciativas já em execução no mercado. A visibilidade de ações positivas que trazem benefícios para os negócios e para a atuação mais limpa e responsável dos diversos setores da economia é fundamental para que, cada vez mais, outras empresas adotem medidas benéficas em seus processos.

Mais informações: II Fórum Transporte Sustentável

Veja também

Por