A Bosch anuncia mudança na direção da companhia com a aposentadoria de Besaliel Botelho, presidente do Grupo Bosch América Latina. Após 10 anos no cargo e 36 de atuação no grupo, Botelho passará a integrar o conselho consultivo da empresa na região. Em janeiro de 2022 Gastón Diaz Perez assume a presidência da Robert Bosch América Latina.
Besaliel Botelho, 62 anos, ingressou no Grupo Bosch no Brasil em 1985 e, desde então, atuou em diferentes áreas de engenharia e desenvolvimento de produto e áreas comerciais, sendo responsável por projetos locais e internacionais. Botelho também contribuiu de forma significativa para modernização do mercado automotivo brasileiro como o desenvolvimento e introdução da tecnologia flex fuel.
Em 1997, o executivo assumiu a direção da divisão de negócios de Powertrain. Em 2006, ocupou a vice-presidência executiva da Robert Bosch América Latina e, desde outubro de 2011, Botelho é o presidente do Grupo Bosch na região.
Botelho é o atual presidente Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), membro da MEI (movimento empresarial para Inovação, da CNI – Confereração Nacional da Indústria) e integra o conselho superior da Anpei (Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras). O executivo continuará contribuindo com seu amplo know-how e conhecimento mercadológico como membro do conselho consultivo da Robert Bosch América Latina.
Gastón Diaz Perez, 45 anos, que em janeiro de 2022 assumirá a presidência do Grupo Bosch na região é graduado em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica da Argentina (UCA), possui MBA em Gestão pela Universidade Austral (IAE) em Buenos Aires. Iniciou no Grupo Bosch no programa de trainee executivo em 2000 e desenvolveu sua carreira internacional ocupando diferentes posições nas áreas financeiras e comerciais na Argentina, Espanha, Brasil e Alemanha.
Nos anos recentes, o executivo ocupou a posição de presidente regional da Bosch na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai e, desde julho de 2019, Perez passou a integrar a direção da empresa como vice-presidente executivo da Bosch América Latina.
O futuro CEO chega com o desafio de continuar apoiando as transformações e mudanças estruturais que a Bosch está passando tanto globalmente quanto regionalmente, além promover o desenvolvimento dos negócios da empresa em suas diversas áreas de atuação.