Log-In inaugura terminal de veículos no porto de Vitória

Instalado em uma área de 54 mil metros quadrados, o novo terminal tem capacidade para armazenar até 1,6 mil carros

A Log-In Logística Intermodal inaugurou o primeiro terminal de veículos no porto de Vitória, no Espírito Santo. Com uma área de 54 mil metros quadrados, o terminal tem capacidade para armazenamento estático de até 1,6 mil automóveis. O contrato de arrendamento foi firmado em abril com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o porto.

Após as autorizações para operação emitidas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), a Log-In, responsável pela gestão logística do terminal, assinou o primeiro contrato de exclusividade com a Comexport, empresa brasileira que atua no comércio exterior. Com sede em São Paulo, a companhia tem forte presença no segmento automotivo e estima movimentar um número médio mensal de três mil veículos no terminal.

A carga de importação é transportada em navios Ro-Ro (roll-on, roll-off) com origem da América do Sul e Europa até o terminal portuário de Vila Velha da Log-In, que integra o complexo do porto de Vitória. Em apenas duas semanas, já foram realizadas cinco operações totalizando a movimentação de mais de mil veículos, incluindo carros de passeio e vans. Após a chegada no terminal, a carga é desembarcada, vistoriada e levada por comboios em direção ao terminal de veículos, que fica a cerca de um quilômetro de distância. Então, os veículos são parqueados, nacionalizados e, finalmente, carregados em caminhões cegonha que farão o transporte até o destino final.

Segundo o diretor de terminais da Log-In, Ilson Hulle, o novo terminal vem para complementar os negócios da companhia. “É estratégico termos um terminal de veículos instalado próximo ao nosso terminal portuário. A operação para a Comexport é mais um exemplo de solução logística dedicada, um projeto customizado que desenhamos exclusivamente para atender às necessidades do nosso cliente”, afirmou.

O coordenador de novos projetos, Marhmed Hashemj, acredita que o principal desafio dessa operação seja garantir a segurança e a integridade da carga. “A execução tem sido um sucesso em todos as etapas do processo, desde o desembarque, transferência, passando pela armazenagem até a expedição. Com esse novo terminal, a Log-In expande seu portfólio de serviços e alavanca os volumes de veículos desembarcados terminal de Vila Velha.”

Veja também

Por