O Novo Actros F com cabine desenvolvida no Brasil começará a ser produzido na Alemanha a partir de abril deste ano. O novo modelo amplia o portfólio da família de pesados da Mercedes-Benz Trucks na Europa e oferece aos clientes um caminhão com o DNA do Actros no que se refere a eficiência, economia e segurança.
A utilização do projeto brasileiro pela Daimler Trucks reafirma a importância da Mercedes-Benz do Brasil como player global no desenvolvimento de caminhões. A produção de uma cabine global inédita para o mercado europeu demonstra a competência e experiência da equipe brasileira em gerar soluções para todas as demandas do transporte de cargas.
“Com a cabine do Novo Actros, já atendemos nossos clientes do Brasil. Agora, chegaremos a outros países e continentes. Esta é a primeira vez que a empresa exporta um projeto desse porte para nossa matriz, o que traz muito orgulho e satisfação para todos nós”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Com essa nova versão, o objetivo é que os clientes obtenham o máximo do seu Actros, alcançando a rentabilidade operacional e os lucros desejados.”
A cabine do Novo Actros F desenvolvida no Brasil trará vantagens tanto para a empresa de transporte, quanto para o motorista. “A altura externa mais baixa e, consequentemente, sua menor área frontal diminuem a resistência aerodinâmica, contribuindo para a redução do consumo de combustível”, diz Leoncini. “Nas estradas brasileiras, essa solução resulta em até 1% de redução no consumo de diesel. Isso significa, por exemplo, uma economia de até R$ 500 mil por ano numa frota de 200 caminhões no nosso país.”
De acordo com o executivo, a altura mais baixa da cabine, com menos degraus de acesso, assegura conforto e facilidade para o dia a dia do motorista. “Essa dimensão de cabine permite atender clientes que operam com restrição de altura do veículo em suas atividades de transporte”, afirma. “Constatamos isso no Brasil, onde essa cabine é série no Novo Actros, e agora essa solução desenvolvida aqui vai atender outros clientes e mercados. “Além da facilidade de acesso, oferece espaço interno amplo, confortável e extremamente ergonômico.”
A cabine do Novo Actros – linha de caminhões extrapesados rodoviários que começaram a ser entregues a clientes no Brasil em julho do ano passado – foi desenvolvida para atender as características do transporte no país e as demandas de clientes, captadas em pesquisas e demonstrações. Como destaque está o seu design mais aerodinâmico, contribuindo para redução de consumo de combustível.
“Desenhamos uma nova cabine totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, o Novo Actros tem dois painéis digitais e tela touchscreen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução”, diz Leoncini.