Wilson Sons participa da primeira operação para abastecer termelétrica a gás no porto do Açu

Operação com navio gaseiro contou com apoio de cinco rebocadores da da Wison Sons

A Wilson Sons participou, no dia 23 de dezembro, da primeira operação ship-to-ship (STS) – transferência de gás natural liquefeito (GNL) de uma embarcação para a outra – no terminal da Gás Natural Açu (GNA),  no porto do Açu, localizado na região norte fluminense do Rio de Janeiro. O GNL vai abastecer a primeira usina termelétrica da GNA, prevista para operar comercialmente no primeiro semestre de 2021. 

Cinco rebocadores operados pela Wilson Sons apoiaram as manobras do navio gaseiro Kmarin Emerald, com aproximadamente 300 metros de comprimento, para atracação a contrabordo de uma Unidade de Armazenamento e Regaseificação de Gás Natural, a FSRU BW Magna. A operação durou três horas e contou com a participação dos rebocadores WS Aries e WS Sirius, considerados os mais potentes da costa brasileira, com 90 toneladas de tração estática (bollard pull).

A transferência de cerca de 140 mil m³ de GNL foi concluída no último dia 27. Para garantir a segurança da operação, um rebocador da Wilson Sons com sistema de combate a incêndio ficou de forma ininterrupta de prontidão no local.  

“A GNA aprovou a segurança e a eficiência das manobras realizadas. Para executar o ship-to-ship no porto do Açu, fizemos uma série de treinamentos prévios no nosso simulador de manobras e nos preparamos para um enfrentar os mais diversos cenários”, conta Elísio Dourado, diretor comercial de Rebocadores da Wilson Sons.

Com uma frota de 80 rebocadores, a maior do Brasil, a Wilson Sons está presente em 25 localidades, cobrindo quase toda a costa brasileira. A Companhia tem a Central de Operações de Rebocadores (COR), que monitora as embarcações 24 horas por dia, 365 dias por ano, além do Centro de Aperfeiçoamento Marítimo (CAM) para treinamento de profissionais marítimos.  

Veja também

Por