A BR Distribuidora recebeu da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), autorização para a comercialização de gás natural em todo o território nacional, mediante contratos registrados na própria entidade.
A autorização, já em vigor, alinha-se ao plano estratégico da BR, que busca estar preparada para oferecer a forma de energia que venha a ser escolhida pelos seus clientes. Um movimento dentro da gestão de portfólio, que é uma das dez iniciativas anunciadas pela companhia, logo após a sua privatização, que está próxima de completar um ano.
A companhia informa por meio de nota que está atenta às oportunidades que serão geradas pela abertura desse mercado. No entanto, reitera que esse é apenas um dos muitos passos necessários para viabilizar a efetiva atuação como comercializador de gás, entre os quais se destacam a regulamentação da figura do consumidor livre nos estados e definições regulatórias acerca do acesso aos gasodutos de transporte.
Segundo Marcelo Cruz, diretor comercial da área de B2B da companhia, essa é mais uma ação na agenda de criação de valor que a empresa vem implantando pós follow-on. “Esta nova frente de começar a se preparar para atuar na comercialização de gás, reforça a vocação da BR de estar a postos para entregar à sociedade a energia que ela decidir utilizar para a sua mobilidade”, afirma o executivo.