A Dunlop, que pertence à fabricante japonesa Sumitomo Rubber do Brasil, alcança a meta de ter na sua fabrica de Fazenda do Rio Grande, no Paraná, a capacidade para produzir diariamente 1.000 pneus para veículos pesados. A marca alcançada em abril ocorreu antes do que a empresa havia planejado.
Quando inaugurou a sua fábrica em 2019, com investimento de R$ 312 milhões, a Sumitomo Rubber do Brasil tinha o objetivo inicial de produzir 500 pneus por dia da linha pesada, além da expansão da fábrica de pneus da linha leve. Logo na sequência, a empresa fez novo investimento de mais R$ 153 milhões com o objetivo de atingir a marca de fabricar 1.000 pneus por dia.
A empresa informa que, com a expansão na produção local, está agora mais preparada para garantir o fornecimento constante de pneus para caminhões e ônibus no país e suprir a demanda desse segmento. “Juntamente com as tecnologias de produção do grupo Sumitomo Rubber implementadas na fábrica de Fazenda Rio Grande, a meta de produção atingida demonstra todo o esforço e o comprometimento de nossos colaboradores. Nosso compromisso se mantém mesmo em momentos desafiadores como o que estamos vivendo mundialmente, para que nossos pneus possam calçar os veículos pesados que levam produtos essenciais para as pessoas em todo o país. Temos muito orgulho de ter atingido essa meta em abril”, diz Yoshinori Wakitani, presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.
Desde 2019 a companhia investe na produção nacional para veículos pesados, com o objetivo de garantir fornecimento maior de pneus para caminhões e ônibus no mercado brasileiro e, desta forma, minimizar os riscos ligados à importação desses produtos.
A tecnologia japonesa, que é conhecida no mercado mundial, trouxe surpreendentes inovações em seu processo produtivo, sendo a primeira fábrica do grupo a adotar, em 100% de sua produção, o processo que revolucionou o método convencional de produção de pneus: Taiyo (Sun) System.
Desenvolvido pelo próprio grupo Sumitomo Rubber, esse método inovador tem como principal diferencial a produção de pneus sem emendas, tecnologia única que engloba importantes diferenciais que superam o método de fabricação convencional de outros fabricantes, proporcionando o que existe de mais moderno em tecnologia aos clientes brasileiros da marca.