Entre os novos equipamentos estão o sistema de frenagem autônoma, com detecção de pedestres, e o reconhecimento de sinais de trânsito
A Ranger 2020 começa a ser vendida na rede de concessionaria Ford a partir de agosto. A picape chega ao mercado brasileiro com design renovado e com maior oferta de equipamentos, sem reajuste no preço. “A nova Ranger faz parte da transformação da linha de produtos da Ford na América do Sul e no mundo, para se tornar mais competitiva com foco centrado no cliente”, afirma Lyle Watters, presidente da Ford América do Sul.
Entre os novos equipamentos da linha estão o sistema de frenagem autônoma, com detecção de pedestres, o reconhecimento de sinais de trânsito e os faróis baixos de xênon com luzes diurnas de Led. O piloto automático adaptativo e o sistema de permanência em faixa também continuam a ser itens exclusivos da Ranger.
O assistente autônomo de frenagem, com detecção de pedestres, funciona em velocidades de cinco quilômetros por hora a 80 quilômetros por hora, com o auxílio de duas câmeras e um radar. Ao identificar um veiculo parado ou pedestre a frente, o sistema emite um alerta para o motorista e prepara os freios para uma frenagem rápida.
Se o motorista não realizar nenhuma ação, aciona os freios automaticamente para evitar ou reduzir danos de uma colisão.
O sistema de reconhecimento de sinais de trânsito usa as mesmas câmeras para rastrear as placas na pista, alertando o motorista sobre os limites de velocidade. O objetivo dos dois sistemas e proporcionar uma direção mais segura e tranquila. “A nova picape e um exemplo da evolução do processo global de desenvolvimento do produto da Ford, usando a sinergia das áreas de marketing, design e engenharia de diferentes mercados para fornecer o melhor produto ao consumidor em mais de 190 países”, diz Watters.
DESIGN
As alterações no design da Ranger ocorreram principalmente na parte frontal, incluindo grade e para-choque, com os faróis principais e de neblina redesenhados.
A picape também ganhou nova suspensão, que melhora a dirigibilidade e o conforto tanto no asfalto quanto fora de estrada.
Outra novidade e a tampa da caçamba com assistente de abertura e fechamento, que reduz de 12 quilos para três quilos o peso equivalente na sua movimentação.
A picape Ranger 2020 tem duas opções de motor diesel Duratorq. De 3.2 litros de cinco cilindros, com 200 cv de potência, e de 2.2 litros de 160 cv de potência, ambos com alto torque em baixas rotações. Toda a linha vem de serie com o AdvanceTrac, composto por controle eletrônico de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, controle automático de descida, assistência de frenagem de emergência, luzes de emergência em frenagens bruscas, controle de oscilação de reboque e os exclusivos sistema anticapotamento e controle adaptativo de carga, além do diferencial traseiro blocante eletrônico.
Além do reboque de 3,5 toneladas, outro atributo que destaca na Ranger e a capacidade de imersão, o que a torna apta a atravessar locais alagados com até 80 centímetros de profundidade.
PREÇOS
Com cinco anos de garantia, a picape Ranger na versão 2.2 XLS vem equipada com ar-condicionado digital, central multimidia SYNC 3, com tela de oito polegadas, painel configurável com duas telas de 4,2 polegadas e novos faróis de neblina. Dispõe ainda de sete airbags, câmera de re rodas de liga leve de 17 polegadas. A versão 4×2 automática custa R$ 128.250. Com tração 4×4 e transmissão manual sai por R$ 147.520 e com transmissão automática e vendida por R$ 154.610. A versão XLT 3.2, com tração 4×4 e transmissão automática, tem preço sugerido de R$176.420. Além de bancos de couro, conta com sensor de chuva, monitoramento individual de pressão dos pneus, faróis automáticos, estribos plataforma e detalhes cromados.
A versão 3.2 Limited, topo de linha, possui faróis baixos de xenon, com luz diurna de Led, farol alto automático, sistema de acesso sem chave e botão de partida Ford Power. O modelo possui tampa traseira com travamento elétrico e rodas de 18 polegadas com acabamento exclusivo e custa R$ 188.990. Essa picape está equipada com sistema autônomo de frenagem com detecção de pedestres, reconhecimento de sinais de transito e monitoramento individual de pressão dos pneus. Outros itens são piloto automático adaptativo, sistema de permanência em faixa e sistema de personalização da luz ambiente com sete cores.
PROJETO GLOBAL
Com um modelo importado dos Estados Unidos, a Ranger foi lançada na América do Sul em 1994 e em 1997 começou a ser produzida na fábrica de Pacheco, Argentina.
Desde então, já vendeu mais de 400 mil unidades na região – sendo cerca de 285 mil da nova geração global, lançada em 2012.
Em 2018, foi a segunda picape média mais vendida na região.
A nova picape 2020 e resultado de um projeto global liderado pela Austrália, unindo a experiencia da equipe de design e engenharia da Ford do Brasil, Argentina, África do Sul, Tailândia, Alemanha, Reino Unido e Estados Unidos. Além da Argentina, ela e produzida na África do Sul, na Tailândia e nos Estados Unidos, onde voltou ao mercado este ano após um hiato de oito anos.
“A nova Ranger traz um profundo refinamento, um impacto grande no design, do ponto de vista técnico e de equação de valor para o consumidor, no qual dá um salto enorme, oferecendo mais por menos”, observa Rogerio Golfarb, vice-presidente de assuntos corporativos, comunicação e estratégia da Ford América do Sul. “E um ganho considerável no custo-benefício, não só na hora da compra, mas também na manutenção, para esse consumidor exigente que conhece o mercado e o produto.
Por isso dizemos que ela está três anos à frente da concorrência.”
“A Ford e líder mundial em picapes. Vendeu mais de um milhão de unidades em 2018 e há 42 anos e líder de mercado nos Estados Unidos. E uma marca que traz o DNA de excelência em tecnologia e engenharia em picapes. A Ranger e legitima herdeira dessa tradição na América do Sul”, afirma o presidente da Ford América do Sul.