Como parte do processo de renovação de sua frota, a Cooper Une-Cooperativa da União dos Profissionais do Ramo de Transporte Coletivo de Passageiros, Similares e de Serviços, de Pernambuco, adquiriu 15 novos ônibus da encarroçadora gaúcha AMD, sendo 13 veículos modelo Solum, com chassis Volksbus 9.160 OD e dois modelos Alamo, com chassi VW 15.190 OD.
As aquisições fazem parte de um programa de renovação de frota da cooperativa pernambucana para dar maior conforto e segurança aos passageiros do transporte público de Camaragibe (PE). A meta é renovar todo o efetivo para atender à população local que utiliza as linhas municipais.
Os novos carros passam a integrar a frota da cooperativa, que atualmente conta com 41 ônibus da AMD, todos equipados com chassis Volksbus 9.160 OD e 15.190 OD. Em novembro do ano passado, a Cooper-Une já havia adquirido 14 micro-ônibus Volksbus, com carroceria Solum, e em fevereiro deste ano comprou outros 11 midibus Alamo e um micro-ônibus Solum. Vale lembrar que a AMD Encarroçadora e Implementadora faz parte do grupo Diniz, proprietário da Apta Caminhões e Ônibus, concessionária MAN/Volkswagen.
A carroceria do Solum comporta 25 lugares e é equipada com elevador para acesso aos portadores de necessidades especiais, cinto de segurança retrátil de três pontos, poltronas ergonômicas com apoios de cabeça, câmera e sensor de ré e iluminação interna em Led. Com chassi Volksbus 9.160 OD, o Solum tem motor Cummins ISF de 3,8 litros e caixa de transmissão ZF 5S 420 de cinco marchas. O sistema de troca de marchas é feito por cabos e embreagem servo- assistida, que proporcionam maior precisão nos engates e requerem menor esforço do motorista.
O modelo Alamo, com chassi Volksbus 15.190 OD, tem motor dianteiro MAN D08, de 4 cilindros, e é configurado com nova embreagem com 395 mm de diâmetro e caixa de transmissão ZF 6S 1010 de 6 velocidades, com servo-assistência e transmissão por cabos.
As carrocerias AMD têm janelas laterais com vidros temperados fumês, piso de chapa de alumínio, poltronas ergonômicas com apoios de cabeça, sistema de campainha por botão e sem fio e iluminação interna com tecnologia em Led. A poltrona do motorista tem regulagem total de altura e movimentos lateral, traseiro e frontal, com cinto de segurança retrátil de três pontos. O escapamento traseiro é embutido e o veículo é equipa- do com câmera e sensor de ré.
De acordo com informações da AMD, foi escolhida a motorização dianteira por ser mais indicada para melhor desempenho em solos difíceis, uma característica frequente nas principais cidades brasileiras. Além disso, a manutenção deste tipo de ônibus é mais econômica, resultando em melhores custos para os operadores.
Os ônibus foram comercializados em parceria com as duas concessionárias da AMD na região, a Veneza Diesel e a Novo Mundo.
ALLIBUS – Também neste primeiro semestre do ano, a AMD comercializou, através da concessionária Apta Caminhões e Ônibus, localizada em São Bernardo do Campo (SP), oito novos ônibus para a Allibus Transportes, empresa instalada na zona leste da capital paulista. A venda é composta por sete micro-ônibus Solum e um midibus Alamo.
Os veículos passam a circular nas linhas que ser- vem o transporte público da zona leste do município e, de acordo com informações da AMD, cumprem as novas exigências para o transporte coletivo da cidade de São Paulo.
A frota da Allibus Transportes é composta por mais de 600 veículos e atende a população da área 4, que inclui vários bairros da zona leste de São Paulo. A empresa transporta cerca de quatrocentos e trinta mil passageiros por dia.