40 caminhões Iveco para o Corpo de Bombeiros de São Paulo

Já reconhecida por sua tradição no desenvolvimento de veículos de combate a incêndio, a Iveco – que faz parte do mesmo grupo da alemã Magirus, fabricante de veículos e equipamentos de resgate e combate a incêndios – entregou 40 caminhões modelo Tector 170E28 para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A compra […]

Caminho Iveco Tector para o Corpo de Bombeiros de São Paulo

Já reconhecida por sua tradição no desenvolvimento de veículos de combate a incêndio, a Iveco – que faz parte do mesmo grupo da alemã Magirus, fabricante de veículos e equipamentos de resgate e combate a incêndios – entregou 40 caminhões modelo Tector 170E28 para o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo. A compra dos veículos foi feita por meio de licitação pública; eles serão utilizadas no atendimento às ocorrências de combate a incêndio em diversas cidades de São Paulo.

Os caminhões foram implementados com itens de alta tecnologia para atender às atividades da corporação. Foram fabricados sobre chassis dos caminhões semipesados Iveco Tector 170E28, com motores NEF 6 FPT Industrial de seis cilindros, 280 cavalos de potência e tração 4×2. Receberam câmbio automático Alysson série 3000, de seis marchas, um diferencial especialmente utilizado para essa aplicação, para o cumprimento de regras internacionais do segmento de veículos de combate a incêndios.

Faz parte do sistema anti-incêndio do veículo da Iveco, um tanque de 5 mil litros de água e uma poderosa bomba de incêndio, com comandos automatizados de pressão e vazão. Esse recurso gerencia o bombeamento a partir da tecnologia TPG, um módulo eletrônico dedicado, que troca informações com o motor e transmissão, gerenciando a pressão e o volume de água.

Segundo Marco Mello, diretor da Iveco para veículos de combate a incêndio, as configurações do Tector 170E28 foram decisivas nas negociações durante o processo de licitação. “A Iveco está na vanguarda dos mais variados segmentos, sendo este setor de combate a incêndio um dos que mais evoluíram em termos de tecnologia, estando em linha com os elevados padrões internacionais”, defende.

De acordo com Mello, o câmbio e o motor gerenciados eletronicamente permitem que os oficiais se concentrem, exclusivamente, na missão de salvar vidas, sem precisarem se preocupar com a troca de marchas ou com o controle de pressão da água.

“Para a Iveco, é gratificante integrar os esforços dos Corpos de Bombeiros para tornar essa admirada instituição cada vez mais forte. A marca Iveco completou 40 anos na última semana, mas somos uma empresa que nasceu da união de outras tradicionais companhias, como a alemã Magirus, empresa detentora da mais alta tecnologia no desenvolvimento e na fabricação de veículos e equipamentos de resgate e combate a incêndios, fundada em 1864”, declara Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América Latina.

A solenidade de entrega dos veículos foi realizada no Parque da Independência, com a presença do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, entre outras autoridades.

Veja também

Por