Para comemorar os 40 anos da marca, a Iveco criou um logotipo especial que aparecerá em todas as comunicações escritas da montadora, até o final de 2015. O desenho representa um veículo estilizado com o slogan “40 anos de Iveco, 150 anos de experiência”.
Entre as ações para celebrar a data, foi criado um site exclusivamente para fomentar o assunto: www.iveco40.com, publicado em nada menos do que 14 idiomas. Também foi produzido um vídeo com a história da Iveco e o destaque do principais eventos que marcaram a trajetória da empresa, década a década, desde 1975 até hoje.
A Iveco, que hoje pertence à CNH Industrial, foi criada da união das cinco principais empresas europeias da época, com experiência de mais de 150 anos em projetos e fabricação de veículos industriais: Magirus-Deutz de Ulm, na Alemanha; Fiat Veículos Industriais de Turim, na Itália; Lancia Veículos Especiais de Bolzano, na Itália; Unic de Puteaux, na França; e OM de Bréscia, na Itália, cada uma das quais tendo feito sua própria contribuição para a história do setor de veículos comerciais na Europa, a partir do final do século XIX.
Com as aquisições, alianças e joint ventures internacionais feitas ao longo dos anos, a Iveco foi incorporando inovações tecnológicas e se estabeleceu como um dos principais fabricantes e fornecedores comerciais nos mais importantes mercados industrializados e também nos emergentes. Em 1986, como parte desse patrimônio, a Iveco Ford Truck Ltd, nasceu como uma joint venture (e efetivamente uma fusão) com a divisão de caminhões da Ford da Europa. Em 1990, a Iveco adquiriu a Pegaso, uma fabricante de veículos industriais espanhola.
A empresa
A Iveco projeta, fabrica e comercializa uma completa gama de veículos comerciais leves, médios e pesados, caminhões fora-de-estrada, ônibus urbanos e intermunicipais, e também veículos especiais para aplicações como combate a incêndios, missões off-road, defesa e proteção civil. Emprega mais de 26 mil pessoas em todo o mundo. A empresa gerencia centros de produção em 11 países distribuídos pela Europa, Ásia, África, Oceania e América Latina e tem 5.000 pontos de vendas e postos de serviços, em mais de 160 países, que oferecem o suporte técnico para seus veículos.