A FM Logistic, operadora francesa de logística e supply chain, com presença na Europa, Ásia e América Latina, espera atingir neste ano um crescimento de 25% no segmento de eletroeletrônico, que tem 30% de representatividade no seu faturamento no Brasil. Outros negócios estão centralizados no setor de bens de consumo, cosméticos, industrial e no varejo, tendo 10% do faturamento proveniente de operações de e-commerce, com destaque para movimentação de cosméticos e bens de consumo.
Para atingir suas metas, a empresa vai expandir a capacidade de atendimento, com a abertura de novos centros de distribuição, e ampliar a área de armazenagem para suprir o crescimento contínuo do comércio online. Também vai concentrar foco maior em serviços de transporte integrado e rastreabilidade específica para os produtos eletrônicos, além de oferecer soluções omnichannel, que visa integrar todos os canais de atendimento proporcionando uma experiência contínua e sem interrupções e atendendo os requisitos dos clientes de eletrônicos (rastreabilidade, logística reversa, serviços de pós-venda).
A empresa ainda vai ampliar a oferta de transporte e last mile para fechar a cadeia ponta a ponta. “Temos explorado a nossa rede de clientes globais, que estão presentes no Brasil, para estabelecer novas parcerias”, revelou Carlos Lomonaco, diretor de desenvolvimento de negócios e soluções na FM Logistic do Brasil, em entrevista exclusiva ao portal Transporte Moderno.
Com esse movimento, a operadora de logística pretende aumentar a movimentação de entrada e saída de eletroeletrônicos nos centros de distribuição numa média de seis mil metros cúbicos por mês. Também se espera uma movimentação maior de eletroeletrônicos de consumo, como eletrodomésticos, eletrônicos pessoais, entre eles, smartphones, televisores, monitores, notebooks e impressoras.
A infraestrutura da FM Logistic é preparada para produtos de alto valor, com áreas segregadas e monitoradas 24 horas, além de rastreabilidade por número de série para garantir controle total do estoque. “O objetivo é apoiar empresas de eletroeletrônicos na criação de valor em toda a cadeia logística, com processos que unem eficiência, segurança e sustentabilidade”, afirmou o diretor.
A empresa realiza operações de peças de reposição para atendimento de assistências técnicas, processos com elevado número de referências, requerimentos específicos de identificação, preparação, embalagem e transporte. O diretor informa que o transporte de cargas de alto valor agregado é realizado com veículos específicos, incluindo blindados escoltados e rastreados em tempo real e apoiado por análises próprias de gerenciamento de riscos.
Segundo Lomonaco, a empresa opera com SLAs (Acordo de Nível de Serviço) personalizados para atacado, varejo, e-commerce e marketplaces, garantindo prazos otimizados e visibilidade em tempo real. “Oferecemos gestão completa de logística reversa, testes técnicos e serviços de valor agregado, como etiquetagem e upgrades de firmware, sempre alinhados às melhores práticas ESG.”

Infraestrutura
A FM Logistic conta com uma área total de armazenagem de 80 mil metros quadrados, distribuída em quatro centros de distribuição multiclientes localizados em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Atualmente, a empresa está com uma taxa de ociosidade de praticamente 0%.
Em suas operações de logística, atua sem ativos próprios de transporte, coordenando os transportes com parceiros homologados para manter padrões de qualidade, sustentabilidade, rastreabilidade e segurança, sem depender exclusivamente de frota própria. “Isso permite otimizar custos, reduzir emissões e atender múltiplos clientes e contratos com flexibilidade”, explicou o diretor.
Entre 2024 e 2025, a FM investiu R$ 20 milhões no Brasil, sendo R$ 10 milhões na ampliação de suas operações para cargas secas e refrigeradas, incluindo aumento das áreas de armazenagem em São Paulo e Santa Catarina. Outros R$ 10 milhões foram para o novo centro de distribuição em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, para atender à alta demanda nos segmentos de bens de consumo e alimentos.
Para acompanhar o fluxo do comércio eletrônico, a FM Logistic intensificou em seu plano estratégico – denominado Powering 2030 – a importância de ter uma cadeia logística sustentável. “A questão climática e a preocupação com o meio ambiente são temas que envolvem a todos e queremos estar entre as companhias que realmente elaboram os processos para acontecerem. Estamos atentos às questões que envolvem meio ambiente e sustentabilidade”, disse Lomonaco.
O diretor destacou que o crescimento expressivo da FM Logistic tem sido impulsionado por investimentos estratégicos na digitalização, sustentabilidade e infraestrutura, além da adaptação às mudanças do mercado, o que ajudou a reduzir custos e melhorar a eficiência operacional.
“A adoção de tecnologias avançadas para gestão de estoque, transporte e armazenagem também contribuiu para a otimização dos processos e a redução de desperdícios. Temos agora o boom das operações de Black Friday e Natal. Para se manter competitivo em um mercado altamente volátil, é necessário ter flexibilidade para alinhar o crescimento com as necessidades dos clientes.”
Ao longo deste ano, a empresa passou por inúmeros desafios na área de infraestrutura logística para driblar e acompanhar de perto questões como a inflação, que impacta diretamente no poder de compra dos consumidores. “Superar as deficiências em infraestrutura é um tema delicado, pois, muitas vezes, sai da esfera privada e é responsabilidade de órgãos municipais, estaduais e federais. A FM Logistic tem como premissa central ter um modelo de negócios aliado a uma forte dinâmica comercial e controle de custos reforçado, o que permite reduzir impactos e manter os planejamentos determinados”, comentou o diretor.
Estimativas para 2026
Para 2026, as estimativas são otimistas, segundo Lomonaco, principalmente com o crescimento nos serviços de e-commerce e transporte, além de logística urbana realizada por frota sustentável, diminuindo consideravelmente o impacto no meio ambiente. “São temas que estão sendo demandados pelos nossos clientes e não medimos esforços para colocar em funcionamento nas nossas operações.”
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
➡️ Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
➡️ Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
➡️ Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



