As obras de modernização da Serra das Araras, na BR-116, estão com 25% de execução após um ano de trabalho. O projeto, que visa resolver um dos maiores gargalos logísticos do Brasil, é considerado um marco na infraestrutura rodoviária do país. A visita técnica, realizada nesta terça-feira (15/4), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do ministro dos Transportes, Renan Filho, e do diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio.
A concessionária CCR RioSP é responsável pela modernização do trecho, que prevê a ampliação para oito faixas, a construção de 24 viadutos, rampas de escape, passarelas, iluminação total, monitoramento por câmeras, e o uso de asfalto-borracha. A obra também contempla a instalação de Painéis de Mensagem Variável (PMVs) e ações de preservação ambiental.
Com investimento de R$ 1,5 bilhão, o projeto irá melhorar a fluidez do tráfego, especialmente no transporte de cargas, que representa 36% dos 390 mil veículos que circulam mensalmente pela Via Dutra. Com as obras, a velocidade média passará de 40 km/h para 80 km/h, reduzindo o tempo de viagem em até 50% na descida (sentido Rio de Janeiro) e 25% na subida (sentido São Paulo).
O projeto também gerou mais de 2 mil empregos e promete beneficiar diretamente a economia regional. A previsão de entrega final das obras é 2029, mas os primeiros resultados já estão visíveis, com um viaduto de 50 metros sendo entregue em maio de 2025.
Já segue nosso canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.