São João leva logística ao interior do Nordeste

Festas juninas pressionam distribuição e levam transportadoras a reforçar rotas fora das capitais

Redação

As festas juninas e julinas, que movimentam bilhões de reais no varejo brasileiro, estão alterando temporariamente a dinâmica da logística de cargas no Nordeste. Em 2026, o impacto deve ser ainda maior devido à coincidência do período de festas com a Copa do Mundo e um calendário concentrado de datas sazonais, ampliando a necessidade de abastecimento rápido de cidades do interior que concentram os maiores eventos.

Dados do Ministério do Turismo indicavam uma movimentação estimada de R$ 7,4 bilhões nas festas juninas de 2025, com público superior a 24 milhões de pessoas em todo o país. O Nordeste concentra grande parte desse fluxo, especialmente polos tradicionais como Campina Grande (PB) e Caruaru (PE), exigindo uma operação logística mais pulverizada e com menor margem para atrasos.

Na Jamef Transportes, especializada no transporte rodoviário e aéreo de cargas fracionadas, o Nordeste respondeu por 16,29% dos volumes movimentados pela companhia entre janeiro e junho de 2026. Desse total, cerca de 40% seguiram por rotas itinerantes que conectam capitais às cidades do interior.

Rotas diretas, menor tempo de entrega

Para atender ao aumento da demanda nos polos juninos, a transportadora ajusta a malha e passa a direcionar carretas diretamente para cidades como Campina Grande e Caruaru, reduzindo a concentração das operações em João Pessoa e Recife. A estratégia diminui o número de manuseios nas filiais das capitais, reduz o tempo de trânsito e aumenta a capacidade de cumprir — e, em alguns casos, antecipar — os prazos de entrega.

Bárbara Opsfelder, diretora Comercial e de Marketing da Jamef – Foto: Divulgação

“Festas juninas e julinas exigem uma logística mais precisa. Em 2026, com a Copa do Mundo no mesmo período e um calendário mais carregado de datas sazonais, a demanda tende a se concentrar ainda mais e elevar a pressão por entregas dentro do prazo”, afirma Bárbara Opsfelder, diretora Comercial e de Marketing da Jamef.

Expansão da capacidade

A companhia investe na expansão da infraestrutura. Em maio, a Jamef anunciou investimento de R$ 25 milhões na renovação da frota, com a aquisição de 31 cavalos mecânicos Mercedes-Benz Axor 2038, iniciativa voltada à redução de paradas não programadas, melhora do consumo de combustível e aumento da previsibilidade das entregas.

Na Bahia, a unidade de Feira de Santana ampliou em mais de 50% a capacidade operacional da empresa na região. O terminal possui 5.990 metros quadrados de área construída, 44 docas de carga e descarga e conexão direta com a BR-324, corredor estratégico para a distribuição entre Salvador e o interior baiano.

A companhia também mantém um centro de distribuição em Brasília, com 3.174 metros quadrados e oito docas, projetado para elevar em 30% a produtividade e fortalecer a redistribuição de cargas entre Centro-Oeste, Sudeste e Norte.

Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedInInstagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno

Veja também

CEO
Marcelo Fontana
[email protected]
Editora
Aline Feltrin
[email protected]
/aline-feltrin
Repórter
Valéria Bursztein
[email protected]
/valeria-bursztein
Executivo de contas
Tânia Nascimento
[email protected]
Raul Urrutia
[email protected]
Publicidade
Karoline Jones
[email protected]
Financeiro
Vidal Rodrigues
[email protected]

Newsletter O que move o mercado, primeiro para você

Receba as principais notícias, análises e tendências do transporte moderno diretamente no seu e-mail e acompanhe atualizações em tempo real pelo nosso canal oficial.