A TCP completa 28 anos consolidada como o maior terminal de contêineres da Região Sul, segundo a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), em um momento de expansão de capacidade e ganho de eficiência operacional no Porto de Paranaguá.
Em 2025, o terminal movimentou 1,663 milhão de TEUs, volume 51% superior ao registrado em 2021. O desempenho reflete um ciclo de investimentos superior a R$ 500 milhões nos últimos cinco anos, voltado à ampliação da infraestrutura, modernização de equipamentos e aumento da produtividade.
Entre os principais avanços está a ampliação do pátio reefer, hoje o maior da América do Sul, com 5.280 tomadas, além da modernização dos acessos rodoviários, que elevaram em 200% a capacidade de fluxo no gate. A expansão ferroviária também ganhou tração, com a construção de uma terceira linha interna, que deve aumentar em cerca de 20% a capacidade do modal.
O terminal é o único da Região Sul com conexão direta entre área alfandegada e ferrovia, responsável pela movimentação de aproximadamente 100 mil contêineres por ano.
Capacidade portuária
A dragagem do canal de acesso, que passou de 12,10 metros para 13,30 metros, permite a operação de navios maiores, com ganho de até 900 TEUs adicionais por escala. O terminal também se consolidou como concentrador de serviços marítimos, com 23 escalas semanais e 1.019 navios atendidos em 2025.
Para os próximos dois anos, a companhia prevê novos aportes de cerca de R$ 300 milhões, incluindo aquisição de equipamentos, ampliação da área reefer para cerca de 6 mil tomadas e eletrificação de guindastes. O avanço ocorre em paralelo ao crescimento da demanda por exportações, especialmente de proteínas e celulose.
Fique por dentro de todas as novidades do setor de transporte de carga e logística:
Siga o canal da Transporte Moderno no WhatsApp
Acompanhe nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Inscreva-se no canal do Videocast Transporte Moderno



