Synerjet e Pyka formam parceria para vender aeronaves agrícolas autônomas e elétricas no Brasil

A Synerjet planeja vender 20 aeronaves em 2025 e entrega das primeiras unidades do Pelican Spray à Synerjet está prevista para o início de 2026

Redação

A Synerjet Corp. e a Pyka anunciaram uma parceria estratégica para acelerar a adoção do Pelican Spray, uma aeronave agrícola autônoma, 100% elétrica e de alto desempenho, no mercado brasileiro. O Pelican Spray é o maior sistema aéreo não tripulado autorizado pela Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos para atividades comerciais e está pronto para operar no Brasil, respeitando as regulamentações da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O objetivo da parceria é reduzir os custos operacionais para os agricultores brasileiros, revolucionando a aviação agrícola no país.

A Pyka, startup do Vale do Silício, está focada no potencial do mercado agrícola brasileiro, o maior produtor mundial de soja, café, suco de laranja, algodão e açúcar. Desde o lançamento de sua primeira unidade em 2021, a Pyka expandiu suas operações para a América do Norte e Central, com uma frota de 10 aeronaves ativas. A expectativa é vender 20 unidades no primeiro ano e alcançar até 100 unidades anualmente. A produção das primeiras unidades para o Brasil está prevista para 2025, com entrega das aeronaves para os clientes a partir do início de 2026.

O Pelican Spray possui avançada tecnologia de pulverização, permitindo a aplicação precisa de produtos agrícolas com redução de deriva. Com capacidade para transportar 300 litros de carga útil e operar com cinco baterias intercambiáveis, a aeronave cobre até 90 hectares por hora. Além disso, pode operar durante a noite, dobrando a janela de pulverização e aumentando a produtividade. A aeronave também promove práticas sustentáveis, reduzindo emissões de carbono.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também