LATAM Cargo revela as cargas mais transportadas no Brasil em 2024

De acordo com o levantamento, entre janeiro e dezembro de 2024, a LATAM Cargo transportou mais de 126 mil toneladas de carga doméstica, atendendo 46 destinos em todo o Brasil

Redação

A LATAM Cargo, braço de cargas do Grupo LATAM, divulgou os itens mais transportados pela aviação comercial brasileira em 2024. As cargas gerais, fármacos, eletrônicos e perecíveis se destacaram no mercado doméstico, enquanto as exportações e importações internacionais ficaram dominadas por cargas gerais, fármacos, frutas, ovos e pescados.

De acordo com o levantamento, entre janeiro e dezembro de 2024, a LATAM Cargo transportou mais de 126 mil toneladas de carga doméstica, atendendo 46 destinos em todo o Brasil. Os principais hubs de transporte foram os aeroportos de São Paulo/Guarulhos (32% de participação), Manaus (17%) e Brasília (10%), responsáveis por 59% do volume de carga movimentado.

No mercado internacional, a LATAM Cargo movimentou mais de 207 mil toneladas de carga entre o Brasil e o exterior, com 41% desse volume correspondendo a exportações. São Paulo/Guarulhos e Campinas/Viracopos concentraram 98% das operações de exportação, com destaque para os destinos internacionais mais frequentes, como Miami (19%), Santiago (12%) e Bogotá (8%).

As exportações brasileiras mais transportadas foram compostas principalmente por cargas gerais, frutas, ovos e pescados. Por outro lado, as importações, que totalizaram 59% do volume de carga internacional, apresentaram predominância de cargas gerais, fármacos e frutas. Miami (33%), Santiago (19%) e Frankfurt (8%) são as principais origens dessas mercadorias.

Expansão no Brasil e no exterior

Com o objetivo de expandir sua malha e melhorar a conectividade, a LATAM Cargo tem investido tanto no mercado doméstico quanto no internacional. Desde o final de 2023, a empresa inaugurou três novas rotas cargueiras internacionais: Miami-São José dos Campos, Miami-Brasília e Amsterdam-Curitiba, além de ampliar a frequência de voos entre Miami e Florianópolis.

Em 2024, a LATAM Cargo também fortaleceu sua atuação no mercado doméstico com novas operações, como a rota cargueira Guarulhos-Belém-Manaus e a abertura de voos entre Guarulhos, Recife e Manaus, que aumentaram significativamente a capacidade nas respectivas cidades. A empresa ainda iniciou operações cargueiras em Vitória da Conquista, na Bahia, expandindo sua presença na região.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.

Veja também