A TCP, responsável pelo Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou um marco histórico em 2024 ao atingir a movimentação de 1.558.453 TEUs (medida equivalente a um contêiner de 20 pés), um aumento de 24% em relação ao ano anterior. Esse volume corresponde a 10,8 milhões de toneladas em cargas e posiciona o porto como o segundo maior do Brasil a ultrapassar a marca de 1,5 milhão de TEUs.
A movimentação foi impulsionada pela chegada de 992 navios, 19% a mais do que em 2023, a expansão de serviços marítimos, com a adição de oito novos serviços ao terminal, e a atracação dos maiores porta-contêineres em operação no país. Além disso, a ampliação do calado operacional, que passou de 12,1 metros para 12,6 metros, permitirá maior agilidade e segurança na operação de navios maiores.
O terminal também registrou novos recordes no segmento de exportações, destacando-se as carnes e congelados com mais de 3,4 milhões de toneladas. A ampliação da área de contêineres refrigerados posicionou a TCP como referência mundial nesse setor. A movimentação de papel, celulose e madeira também teve crescimento significativo, destacando-se o KBT, projeto logístico intermodal, que obteve 33% de aumento na movimentação de contêineres.
Segundo a TCP, em 2025, as expectativas são de mais crescimento, impulsionado pela contínua evolução das operações e infraestrutura do terminal.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique aqui para receber em primeira mão as principais notícias do transporte de cargas e logística.