Foton iniciará em dezembro as vendas do Aumark com câmbio automatizado

O Aumark S 315 AMT estará disponível nas concessionárias em duas versões que atendem a diferentes necessidades de transporte

Redação

A chinesa Foton, que havia apresentado o caminhão Aumark S 315 AMT para o mercado brasileiro em junho, anunciou que o modelo estará disponível para venda nas concessionárias da marca a partir de dezembro. Segundo a companhia, o veículo passou por processo de homologação e está pronto para operar em território nacional.

Com um peso bruto total (PBT) de 3.500 kg e motor Cummins 2.5 de 150 cv, o caminhão semileve Aumark S 315 AMT tem transmissão automatizada de cinco marchas, fabricada pela ZF. Essa tecnologia permite que o caminhão seja conduzido por motoristas com habilitação da categoria B, uma vez que dispensa o uso do pedal de embreagem.

De acordo com a fabricante, o modelo conta com um chassi e suspensão reforçados, que garantem maior resistência, e um sistema de segurança avançado, com freios a disco nas rodas dianteiras e freios a tambor nas traseiras, além de ABS, ASR e ESC. Por isso, é ideal para pequenas, médias e grandes empresas que realizam o transporte dentro de áreas urbanas e entre cidades.

O Aumark S 315 AMT estará disponível em duas versões no Brasil para atender a diferentes necessidades de transporte. A primeira versão possui 5.380 mm de comprimento total e 3.610 mm de comprimento da plataforma de carga, enquanto a versão Aumark S 315L AMT oferece 5.960 mm de comprimento total e 4.170 mm de comprimento da plataforma.

Em setembro, a Foton já havia disponibilizado para venda a versão manual do modelo, o Aumark S 315 MT, com transmissão manual de cinco marchas, que também está disponível no mercado brasileiro. Além do caminhão semileve, a Foton lançou em junho o semipesado Auman de 17 t, o utilitário Wonder e a picape híbrida (a diesel e elétrica) Tunland.

Foton Motor Global

Os lançamentos ocorrem em uma nova fase da montadora no Brasil. A empresa, que já vendia no país por meio da importadora Foton Aumark, passou a atuar como subsidiária da Foton Motor Global. O cenário atual permitiu, inclusive, que a montadora chinesa lançasse recentemente uma família de novos caminhões com motores Euro 6 a diesel e um elétrico, o semileve iBlue de 6 toneladas.

A marca chinesa tem uma trajetória de mais uma década no País. Em 2010, passou a vender caminhões importados da China por meio da Foton Aumark. Na época, disputava o mercado com as outras também chinesas Sinotruk e Schacman. Ambas foram embora do Brasil.

LEIA MAIS

Foton começará a montar caminhões leves no Brasil em 2025
Com planos mais ousados, Foton apresenta novos veículos para o mercado brasileiro

Veja também