XCMG lança seu primeiro caminhão leve elétrico na Fenatran

Com a novidade, a marca chinesa passa a oferecer modelos de 10 a 80 toneladas. O novo caminhão leve foi desenvolvido para operar em entregas urbanas

Aline Feltrin

Durante a Fenatran 2024, que ocorrerá de 4 a 8 de novembro no São Paulo Expo, a XCMG apresenta seu caminhão leve E3-10T, um modelo 100% elétrico com zero emissão de poluentes. Com um Peso Bruto Total (PBT) de 10 toneladas, o modelo será a principal novidade da marca chinesa na feira. Recentemente, a XCMG já havia divulgado que lançaria na feira o primeiro médio elétrico da marca, o E7-18T. O modelo é desenvolvido para operações de transporte urbano.

O E3-10T conta com um motor de 270 cv e torque máximo de 112,17 mkgf., além de uma bateria com capacidade de 107 kWh, que oferece uma autonomia de até 250 km, dependendo da rota e da carga. A empresa revelará o preço do veículo durante a Fenatran.

Primeiras entregas

O caminhão, projetado para operações de last mile e classificado como VUC (Veículo Urbano de Carga), tem 6,065 metros de comprimento e já começará a ser comercializado durante a Fenatran. Segundo o head veículos elétricos da XCMG, Ricardo Senda, as primeiras entregas estão programadas para ainda este ano. A recarga do veículo pode ser feita por meio de carregadores tipo 2 e tomadas de corrente alternada de 11 kW (AC) e contínua (DC).

Estratégia para avançar

Depois de completar uma década de produção de máquinas amarelas no Brasil, a chinesa XCMG quer aumentar sua participação no mercado nacional de caminhões elétricos. Desde 2021, passou a vender unidades importadas da sua matriz chinesa para empresas do ramo de mineração. Agora, com uma frota de mais de 120 unidades, a fabricante planeja triplicar esse número até o fim do ano.

A estratégia para alcançar seu objetivo está apoiada, principalmente, na gama diversificada de modelos que colocará à disposição dos clientes. Desde os mais leves até os mais pesados. Até o momento, nenhuma marca de caminhões oferece uma linha completa de modelos elétricos no Brasil.

LEIA MAIS

TEVX Higer e XCMG são as marcas chinesas de caminhões elétricos confirmadas na Fenatran
XCMG quer triplicar vendas de caminhões elétricos no Brasil até o fim do ano

Veja também