Cummins antecipa as novidades para a Fenatran

Entre os destaques da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) está o eixo MT-17X HE e o Meritor CalibrAR para o controle da pressão dos pneus de carretas

A Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), nova divisão da Cummins, antecipou algumas novidades que serão apresentadas na Fenatran

Sonia Moraes

A Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS), nova divisão da Cummins, antecipou algumas novidades que serão apresentadas na Fenatran, maior evento de transporte da América Latina, que ocorrerá no mês de novembro, em São Paulo. Entre os destaques está o MT-17X High Efficiency (HE), eixo de simples redução com a maior capacidade global, suportando até 100 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado).

É uma inovação para o segmento de transportes rodoviários extrapesados, segundo a fabricante, e está disponível para aplicações 6×4 e 8×4. O eixo MT-17X HE oferece maior capacidade de torque de entrada e 30% a mais de capacidade de carga disponível nesta categoria de eixos, devido à tecnologia incorporada no sistema de engrenamento do diferencial.

O projeto ainda conta com tecnologia de corte de engrenagem e maior durabilidade no sistema de rolamento, o que proporcionando aumento da vida útil do sistema de cardan. “Estas inovações trouxeram para este projeto um aumento de carga vertical, de 12 para 13 toneladas por eixo, além de avanços significativos para trazer redução de custos de manutenção e a melhor performance para categoria tandem”, explicou o gerente sênior de vendas da CDBS, Mauricio Biadola.

O MT-17XHE tem como opcional o sistema Detachable, que é capaz de alterar, quando descarregado, da configuração 6×4 para 4×2. “Este eixo para extrapesados já está validado na Europa e é compatível para motorizações de até 750 hp e já temos conversas com os clientes aqui no Brasil”, disse o gerente geral da CDBS para América do Sul, Kleber Assanti. 

Meritor CalibrAR

Outra tecnologia é oMeritor CalibrAR para aplicação em implementos rodoviários no controle da pressão dos pneus de carretas. Este produto está em fase de testes para tropicalização e a previsão para o lançamento é em meados de 2025. “É um sistema que oferece uma combinação de segurança, economia e robustez, o qual elevará os padrões de eficiência das operações de frotas”, comentou o especialista de produtos da CDBS, Renan Silveira.

A nova tecnologia é alimentada pelo compressor que integra o sistema de freios e suspensão a ar do veículo. “O ar captado passa por uma central de controle, onde há um filtro secador responsável por retirar a umidade do ar. Na sequência, este ar é distribuído para os eixos, conduzido para as extremidades e, por meio da tubulação do sistema, chega até os pneus”, explicou Silveira.  

LEIA MAIS

Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) é a nova marca da fabricante de eixos

Veja também