Após enchentes no RS, novo curso capacita profissionais em logística humanitária

O curso é voltado para profissionais da saúde e logística, focando em preparar especialistas para lidar com crises humanitárias de forma eficiente e rápida

Após os desastres ocasionados pelas enchentes no Rio Grande do Sul, o Ministério dos Transportes informou em seu boletim que já foram liberados 108 trechos em 11 rodovias que cortam o Rio Grande do Sul. Neste momento, 16 trechos estão em obras ou com serviços para a liberação das pistas e não há segmentos liberados somente para veículos de emergência.

Aline Feltrin

Redação

As recentes enchentes no Rio Grande do Sul, que afetaram mais de 2,3 milhões de pessoas trouxeram a necessidade urgente de profissionais capacitados em logística humanitária e gestão de desastres no Brasil. Para atender a essa demanda, a instituição de ensino Unyleya lançou um novo curso de pós-graduação em Logística Humanitária e de Desastres.

O curso é voltado para profissionais da saúde e logística, focando em preparar especialistas para lidar com crises humanitárias de forma eficiente e rápida. A coordenadora do curso e especialista em logística, Ana Clara Fonseca Guilherme, ressalta que o curso surge em um momento crítico. “Vamos oferecer um conteúdo abrangente que prepare os alunos para a complexidade e a rapidez exigidas na resposta a desastres.”

Conforme a coordenadora do curso, a burocracia e a falta de organização são grandes entraves em situações de emergência, atrasando a chegada de recursos essenciais e comprometendo as operações de socorro. No Rio Grande do Sul, por exemplo, equipamentos e suprimentos essenciais demoraram a ser liberados, prejudicando a resposta imediata.

O curso de 9 meses, oferecido online, começa no segundo semestre deste ano. Ele visa formar profissionais capazes de atuar na linha de frente em crises, aplicando estratégias eficientes e integrando conhecimentos multidisciplinares.

“Dado o cenário atual, a formação de profissionais capacitados em logística humanitária é cada vez mais necessária”, afirma Ana Clara. “Recursos humanos bem treinados podem mitigar os impactos de desastres naturais e gerenciar racionalmente os recursos disponíveis.”

A iniciativa da Unyleya representa um passo crucial para melhorar a resposta do Brasil a emergências, garantindo suporte eficaz e salvando vidas. Para mais informações sobre o curso e como se inscrever, acesse o site da Unyleya.

Veja também