Daimler Truck avança na descarbonização com caminhões a hidrogênio

Após fase de testes, o caminhão GenH2 movido a hidrogênio está agora em sua fase final de desenvolvimento, com cinco protótipos sendo implementados em frotas de clientes

Aline Feltrin

Redação

A Daimler Truck deu passos significativos rumo ao transporte sustentável com o objetivo de oferecer apenas veículos neutros em dióxido de carbono (CO2) em seus principais mercados até 2039. O destaque recente é o caminhão Mercedes-Benz GenH2, que representa um avanço crucial na utilização de tecnologias de hidrogênio para transporte de longa distância.

Após fase de testes, o GenH2 está agora em sua fase final de desenvolvimento, com cinco protótipos sendo implementados em frotas de clientes. As empresas Air Products, Amazon, Holcim, INEOS e Wiedmann & Winz foram selecionadas para testar esses caminhões durante um período experimental de um ano, em diversas aplicações de transporte. Esta fase permitirá que a Daimler Truck colete dados valiosos sobre o desempenho dos veículos e ajuste a produção para atender às necessidades do mercado.

Os caminhões GenH2 serão usados em diferentes rotas na Alemanha, incluindo transporte de materiais de construção e contêineres marítimos. O modelo apresenta um desempenho comparável ao dos caminhões convencionais, com uma carga útil de 25 toneladas e um alcance de até 1.000 quilômetros, graças aos seus tanques de hidrogênio líquido de alta capacidade.

LEIA MAIS

Cummins, Daimler Truck e Paccar concluem transação de joint venture
Daimler Truck lança a marca de elétricos Rizon no Canadá

Veja também