O Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Rio Grande do Sul (SETRCERGS), em parceria com a Dipesul Volvo e a Gabardo Transportes, lançou o programa Iron Woman, uma iniciativa que visa promover a diversidade e incentivar a participação das mulheres no mercado de trabalho.
De acordo com o sindicato, o programa oferece às mulheres a oportunidade de obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D, qualificando-as para se tornarem motoristas no setor de transporte de cargas. As participantes passaram por um processo de seleção, incluindo entrevistas e treinamentos teóricos e práticos. Nesta primeira edição, a iniciativa começará com uma turma de 20 mulheres.
O presidente do SETCERGS, Sérgio Mário Gabardo, disse que mulheres estão em uma grande ascensão e o setor de transporte precisa de bons motoristas, pois há uma falta de profissionais qualificados.
A gerente de Recursos Humanos da Dipesul Volvo, Laura Alam, salientou que a empresa acredita profundamente no potencial das mulheres. “Por isso, estamos juntos nesta caminhada, possibilitando que elas se preparem e se qualifiquem para obter oportunidades no mercado. Esta é a primeira turma, e já notamos um enorme interesse das mulheres por essa oportunidade. Desde o processo seletivo, passando pelos treinamentos e a formação teórica, até a conquista da carteira de habilitação, vemos que elas estão firmes nessa jornada”, afirmou.
Uma das participantes do programa, Lisiane Ferreira Muller, compartilhou sua motivação. “Entrei no programa Iron Woman com o propósito de proporcionar uma vida mais confortável para o meu filho, enquanto realizo meu sonho de dirigir pelas estradas. Este programa não só me dá a oportunidade de seguir uma carreira que sempre desejei, mas também de garantir um futuro melhor para a minha família.”