A ZF apresentou seu mais recente serviço de validação baseado em nuvem e habilitado por Inteligência Artificial (IA), o ZF Annotate. A solução, destinada a veículos de passeio e comerciais, promete revolucionar o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e de direção autônoma (AD).
O ZF Annotate surge como uma solução que utiliza a IA para aumentar a velocidade e a segurança no desenvolvimento de tecnologias ADAS e AD. Com base nos dados do próprio veículo e em registros adicionais de sensores da ZF, o serviço oferece uma medição precisa de referência. Os dados são carregados na nuvem e analisados, onde a IA marca, classifica e rastreia objetos relevantes, fornecendo uma descrição detalhada do ambiente do veículo.
Segundo a ZF, graças à IA, o processo de validação pode ser até 10 vezes mais rápido e 80% mais barato, reduzindo o tempo de anotação de doze para dois meses. “Com a capacidade de trabalhar 24 horas por dia, sete dias por semana, nosso serviço baseado em nuvem completa a validação dos dados de referência em um tempo notavelmente curto, sem perda de qualidade”, destaca o head de pesquisa e desenvolvimento da divisão de sistemas de assistência ao motorista e eletrônicos da ZF, Klaus Hofmockel.
ZF Annotate oferece flexibilidade em sua implementação. Os sensores de referência podem ser usados diretamente no veículo de teste ou em um modo onde os sensores são montados em um veículo separado. Essa flexibilidade permite que o serviço seja independente de fabricantes específicos de sensores, tornando desnecessária a modificação dispendiosa dos veículos de teste.
Além disso, os dados de referência registrados podem fornecer uma visão abrangente de 360 graus, proporcionando uma representação detalhada e precisa do entorno do veículo. Isso garante que o ZF Annotate possa ser usado em diversos tipos de veículos, tanto no setor de carros de passeio quanto de veículos comerciais.