Feira Latino-americana do Transporte 2024 reflete o atual período de otimismo para o setor

Além da feira que terá expositores da indústria de ônibus, autopeças, acessórios, de operadores de transporte e provedores de tecnologia, o Seminário NTU irá discutir os temas mais relevantes da atualidade

De 6 a 8 de agosto, em São Paulo, será realizado o maior evento voltado para transporte coletivo e mobilidade da América Latina: a Lat.Bus Transpúblico 2024. Além da feira que apresenta um panorama da indústria de ônibus, autopeças, acessórios e de provedores de tecnologia, o Seminário NTU irá discutir os temas mais relevantes da atualidade, com a presença de autoridades, especialistas, operadores de transporte e profissionais do mais alto nível. O evento é uma realização da OTM Editora e tem o apoio das principais entidades do setor.

A indústria apresenta os lançamentos e os produtos que mais se destacaram em seu portfólio nos últimos meses. A sustentabilidade e a descarbonização do transporte de passageiros é uma das grandes tendências em termos de chassis, carrocerias, peças e componentes. Modelos elétricos e movidos a outras fontes de energia limpa marcam presença no evento. No dia 6 de agosto, ocorrem as coletivas de imprensa.

“Teremos um evento grandioso, que será um marco para uma nova fase da mobilidade no Brasil. Esta edição da Lat.Bus Transpúblico se destaca não apenas devido à diversidade de expositores e do alto nível das discussões do Seminário NTU, mas também pelo esforço das empresas de nosso setor em apresentar novidades e inovações em diferentes níveis. Há meses, todos os espaços da feira já estão comercializados. Antes de seu início, o evento já é um sucesso”, comemora Marcelo Fontana, diretor da OTM Editora.

No segmento de tecnologia, muitas novidades em gestão de frotas e meios de pagamento, além das soluções ligadas ao conceito de MaaS (Mobility as a Service). Ferramentas tecnológicas para proporcionar mais segurança para o passageiro e para os veículos, como sistemas de videomonitoramento e de controle de modo de condução, têm chamado a atenção das empresas operadoras e têm destaque no cenário atual.

A gestão das frotas e o planejamento dos sistemas de transporte começam a contar com soluções baseadas em Inteligência Artificial (IA). E os principais provedores de tecnologia prometem trazer muitas inovações ao evento. Equipamentos para refrigeração, desinfecção, peças e acessórios completam a vitrine do setor.

CONTEÚDOS-

O Seminário NTU (Associação Nacional dos Transporte Urbanos), que será realizado nos dias 6 e 7 de agosto, vai discutir os temas mais relevantes para o transporte urbano na atualidade, como tarifas, legislação, eletrificação, além de debater os desafios da indústria, sempre com a presença de convidados especiais e autoridades. “Vamos fazer um apanhado geral do que está acontecendo com o setor, incluindo marco regulatório, descarbonização, reforma tributária, modelos de negócios. Outro tema importante é o financiamento, as linhas de crédito. E teremos vários cases, inclusive internacionais”, comenta Francisco Christovam, diretor-executivo da NTU.

O Seminário da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros (Abrati) acontece no dia 8 de agosto.  A reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Públicos de Mobilidade Urbana também ocorre no evento, bem como o Fórum Paulista de Secretários do Transporte. Outra atração da Lat.Bus 2024 é o Fórum Transporte Sustentável, com painéis e cases voltados para o tema da mobilidade, que será realizado em 8 de agosto.

A Lat.Bus Transpúblico 2024 também conta com o apoio da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), da Confederação Nacional do Transporte (CNT) e do Sest/Senat.

Veja também

Por