REVO está confiante no avanço do mercado de defesa e segurança no Brasil

A empresa de adaptação veicular, que tem capacidade produtiva para 200 veículos por dia, projeta faturar R$ 400 milhões em 2024

Sonia Moraes

A Revolution do Brasil (REVO), maior empresa de adaptação veicular do país, está confiante no potencial de crescimento que há no segmento de segurança e defesa. Com duas fábricas instaladas no interior de São Paulo – uma em Sorocaba e outra em Tatuí – que totalizam 240 mil m² de área, a companhia vislumbra um ano bom para os negócios e projeta um faturamento de R$ 400 milhões em 2024, o que representará um avanço expressivo quando comparado com os R$ 68 milhões registrados em 2023 em virtude da queda deste mercado.

Em relação a 2022, quando o faturamento atingiu R$ 320 milhões, o crescimento é de 25%. “Este ano, o mercado de segurança e defesa está muito aquecido por causa das eleições municipais, que estimulam as cidades a fazer investimentos maior em veículos de segurança”, disse Flavio Padovan, CEO da REVO, em entrevista exclusiva para a Transporte Moderno, durante o evento realizado em São Paulo.

Para destacar os produtos que oferece ao mercado de defesa e segurança, a REVO participou da LAAD Security & Defence 2024, principal evento de segurança e defesa da América Latina, realizado de 02 a 04 de abril no Transamerica Expo Center, em São Paulo. Três novidades em veículos adaptados para segurança pública foram destacadas pela empresa em seu estande de 128 m²: Porsche 718 Cayman equipado, com dispositivos REVO transformado em viatura policial, incluindo sirenes, grafismo e sinalizadores, Mitsubishi L200 Triton Super GLS Plus, transformada em viatura policial, e Renault Oroch, transformada em viatura policial multifunção.

Segundo a REVO, a picape midsize produzida no Brasil é um dos veículos mais apropriados para rondas policiais no país, devido à robustez, ao desempenho e à confiabilidade. Na REVO, essa L200 Triton Sport GLS Plus recebeu diversos aprimoramentos para adequá-la às necessidades de patrulhamento, como a instalação de duas caixas de ferramentas na caçamba do veículo (cerca de 30 litros cada), além de revestimento em poliuretano para a caçamba.

O veículo ainda recebeu engate traseiro para reboque e ponto de reboque frontal, suportes customizados para sinalização interna atrás do para-choque frontal, estribos laterais, suportes ergonômicos para acionamento da sinalização e suportes de pré-disposição para rádios MTM5400 e Pro5100, escotilha para manutenção das antenas instaladas no teto, suporte do módulo de sinalização e posicionamento dos rádios em um único compartimento atrás dos banco (opcional uso de grades de proteção), além de chicotes elétricos de alimentação elétrica para sistema de sinalização e rádios. Os vidros foram revestidos com película escura profissional antivandalismo.

A picape também foi equipada com novos dispositivos elétricos para alimentar os mecanismos adicionados, como gerenciamento automático de uso de baterias para o sistema de sinalização, desligando após seis horas de uso com veículo desligado, iluminação auxiliar de 14 leds que são instalados nas laterais da barra de sinalização principal no teto, posicionamento de 180º das luzes de área no teto do veículo, tomada USB e tomada 12V extras.

O veículo ganhou diversos sinalizadores: três dianteiros, dois traseiros e um acústico (sirene). Por dentro, a Mitsubishi foi equipada com novas capas de bancos. A picape Renault Oroch, indicada para ações mais ágeis, foi totalmente transformada pela REVO, a começar por uma capota de fyberglass para a caçamba com portas laterais. Ganhou para-choques de aço, estribos metálicos nas laterais e o estepe foi
reposicionado sobre o teto.

Por dentro, duas mudanças significativas: ela recebeu um compartimento para canil e meio banco traseiro, bem como sistema de gavetas corrediças para acondicionar escudos, armas e capacetes, além de novo sistema de iluminação interna com lâmpadas de 9W resistentes à vibração e revestimentos dos bancos em couro sintético com reforços na região dos cintos de segurança. O assoalho é de PVC.

Com diversos sinalizadores dianteiros, traseiros e laterais, além do acústico (sirene e amplificador), a Oroch possui sistema de bateria secundária, com gerenciamento eletrônico separado do conjunto original. “O evento tem grande importância no nosso setor, reunindo profissionais que atuam nas áreas de segurança e defesa de toda a América Latina. Estou convicto que nossos veículos deixarão uma ótima impressão aos visitantes e que iremos gerar novos negócios”, disse Padovan.

Adaptações em 200 veículos por dia

A REVO tem capacidade instalada para fazer adaptação em 200 veículos por dia e emprega 327 funcionários. Só da Mitsubishi vai entrar em produção neste ano 2 mil veículos que serão transformados em viatura policial, sendo que 1.340 são blindados, serviços que é realizado pela própria REVO. “A projeção é de estar com toda a capacidade tomada neste ano”, comentou Padovan.
Para manter o bom nível de atividades nas suas fábricas, a REVO tem feito investimentos em seu complexo industrial. “Nos últimos seis meses a empresa aplicou R$ 5,2 milhões em equipamentos para corte a laser”, revelou Padovan.

O CEO da REVO comentou que a empresa tem grande expectativa de negócios no setor agrícola e que levará para a Agrishow dois veículos L200 da Mitsubishi – um para combate de incêndio e uma unidade móvel para atendimento no agronegócio. “Vamos aproveitar a capacidade produtiva para desenvolver produtos para outros segmentos”, disse Padovan.

Para a adaptação dos veículos, a REVO utiliza materiais de fornecedores brasileiros, o único equipamento que importa da Coréia são as sirenes porque o produto nacional não atende aos critérios de decibéis, segundo informou Padovan.

A REVO foi fundada há 6 anos, após a aquisição da americana Heavy Group. Hoje a empresa possui amplo portfólio de produtos e serviços homologados pelas principais montadoras e conta com suporte da REAG Investimentos, uma das maiores gestoras de recursos independentes do mercado brasileiro.

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