O Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças) participará da Automechanika Buenos Aires, de 10 a 13 de abril. A coordenação do pavilhão brasileiro, com a quantidade recorde de 52 fabricantes, é do Brasil Auto Parts (BAP), programa desenvolvido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) para fomentar as
exportações de autopeças produzidas no Brasil. Serão 500 metros quadrados.
Durante os quatro dias da mostra, expositores de 18 países, entre eles Alemanha, a própria Argentina, China, Estados Unidos e Turquia, mostrarão seus produtos a potenciais compradores de várias nações, principalmente da América do Sul.
Principal destino de exportações
Na edição de 2022, a feira registrou 23 mil visitantes, de 33 países, números que tendem a crescer neste ano. Segundo o Sindipeças, Argentina tem sido consistentemente o principal destino das exportações de autopeças. Em 2023, os embarques brasileiros para aquele país totalizaram US$ 3,3 bilhões, 36,7% do total e 12% mais que no ano anterior.
A Embaixada do Brasil em Buenos Aires e o Sindipeças promoverão o seminário “A indústria de autopeças e a relação comercial Brasil-Argentina: panorama e perspectivas”, dia 11 de abril, para as empresas brasileiras que participarão do pavilhão do BAP no prédio da embaixada, das 9h às 12h.
Segundo Julio Glinternick Bitelli, embaixador do Brasil em Buenos Aires, a indústria automotiva é o maior exemplo da integração de cadeias produtivas na região e está no centro das relações comerciais entre Brasil e Argentina. “Temos muita satisfação de ter contribuído para viabilizar o pavilhão brasileiro na Automechanika Buenos Aires deste ano e de organizar o seminário para atualizar as empresas brasileiras sobre questões aduaneiras, cambiais e comerciais atinentes às trocas bilaterais no setor.”
Integram o programa do seminário George Rugitsky, diretor de Economia e Mercados do Sindipeças; Sebastian Rossi, advogado especialista em comércio exterior, Agustina Elena, despachante aduaneira, e Fernando Furci, gerente geral da Câmara de Importadores da Argentina.
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