A DP World anunciou um novo investimento de US$ 50 milhões, cerca de R$ 250 milhões na conversão atual, para a aquisição de novos equipamentos para o seu terminal localizado na margem esquerda do Porto de Santos.
O aporte está destinado para a mais recente fase das obras de expansão do terminal, que totalizam US$ 85 milhões (R$ 425 milhões), incluindo a extensão do cais em 190 metros, anunciada em 2023 e orçada em US$ 35 milhões (R$ 175 milhões).
Com previsão de conclusão para o final de 2024, o terminal da DP World acomodará a atracação de dois navios de grande porte – escala Q-max, com mais de 345 metros – , o que proporcionará oportunidades para aumentar a eficiência operacional dos armadores.
De acordo com informações da empresa, novos equipamentos também apoiarão na estratégia de ampliação da capacidade do terminal que saltará para 1,7 milhão de TEUs. O objetivo é fortalecer e apoiar a demanda de crescimento econômico do Brasil.
Redução de carbono
Ao todo, serão adquiridos 21 novos equipamentos, sendo dois portêineres (Quay Cranes), cinco RTGs (Rubber-Tired Gantry Crane), 12 ITVs (Internal Transfer Vehicle) e dois ECHs (Empty Container Handler).
Em linha com a estratégia global para neutralizar as emissões de carbono até 2040, os novos equipamentos já foram adquiridos com tecnologia de redução de consumo e emissões de gases poluentes.
A companhia já havia iniciado o processo de eletrificação dos RTGs no Porto de Santos em 2023, com a adaptação de 22 máquinas, reduzindo o consumo de diesel do terminal em 60%.
LEIA MAIS
DP World recebe o primeiro navio porta-contêineres movido a GNL no porto de Santos