A Daimler Truck anunciou o lançamento de uma linha de caminhões elétricos médios para o mercado dos Estados Unidos sob a nova marca Rizon. Três versões de modelos e18L, e16L e e16M serão disponibilizadas neste primeiro momento

A Rizon lança um mix de aplicações e configurações de veículos elétricos à bateria na categoria 4-5 (caminhões médios)

A Rizon fornecerá caminhões com zero emissões e soluções de mobilidade focadas nos clientes da Daimler Truck. Os frotistas e caminhoneiros receberão suporte por meio de uma rede de concessionários que oferece ampla gama de serviços, além disso, serão disponibilizada a consultoria sobre a recarga em AC e DC, bem como acesso à telemática. E mais, financiamentos flexíveis serão fornecidos pela Daimler Truck Financial Services.

Três versões de modelos e18L, e16L e e16M serão oferecidas pelos primeiros caminhões da Rizon. A marca vai oferecer um mix de configurações e opções que se ajustam às necessidades específicas dos clientes a fim de otimizar suas operações diárias e sua produtividade. Os veículos elétricos à bateria, de porte médio da categoria 4 e 5, que vão de 15.995 a 17.995 libras de PBT (peso bruto total), conseguem rodar de 110 a 160 milhas (para a versão de tamanho “L” com 3 conjuntos de baterias) e de 75 a 110 milhas (para a versão “M” com 2 conjuntos de baterias) em uma única recarga. A autonomia pode variar conforme as condições ambientais, saúde/nível de carga da bateria, uso da recuperação, trânsito das vias, uso de acessórios, velocidade da operação e estilo de condução.

Esses caminhões atendem a uma variedade de aplicações, tais como caminhão baú, plataforma, basculante e frigorífico. Todos os caminhões da nova marca serão produzidos adotando-se os padrões de garantia de qualidade desenvolvidos pela Daimler Truck em mais de 40 fábricas pelo mundo todo. Os caminhões também incorporam os sistemas de segurança ativa e passiva com tecnologias como o Active Brake Assist (assistência ativa de frenagem) e o Active Side Guard Assist (assistência ativa de proteção lateral).

Os caminhões da Rizon podem ser recarregados por dois tipos de sistemas de recarga para baterias, a Recarga Nível 2 em AC (J1772) e a Recarga Rápida em DC, que corresponde ao padrão CCS1. A marca também vai oferecer um pacote de garantia líder da categoria que protege o trem de força, o chassi e a cabine, por cinco anos/75.000 milhas e as baterias de alta voltagem por cinco anos/120.000 milhas.

Com essa seleção inicial de produtos, os caminhões da Rizon atendem demandas de entregas urbanas de varejo, entregas de última milha e serviços públicos municipais. Começando com Q4 2023, eles serão distribuídos nos Estados Unidos por meio de um contrato exclusivo com a Velocity, um nome já estabelecido no setor de veículos comerciais com cerca de 80 pontos de venda globais. Com consultores de vendas e técnicos experientes em mobilidade elétrica para veículos comerciais, os pontos de contato da Velocity vão servir como lojas de conveniência para clientes interessados em mudar para caminhões elétricos. Além disso, a Velocity vai indicar concessionários em áreas que estão fora da atuação da Velocity para proporcionar uma rede completa por todos os Estados Unidos.

Por meio de sua parceria com a Velocity e as mudanças favoráveis do cenário dos transportes, a Daimler Truck espera atingir um potencial de crescimento atraente no mercado de caminhões elétricos de médio porte com a Rizon nos próximos anos.

Veja também

Por