Mesmo com o impacto causado pela pandemia do coronavírus a Mercedes-Benz conseguiu entregar 1.000 caminhões extrapesados da linha Novo Actros no Brasil.
As primeiras unidades começaram a ser entregues aos clientes em julho do ano passado. Neste mês de março, a empresa registrou o milésimo emplacamento do primeiro caminhão digital do país.
Os veículos já circulam pelas estradas brasileiras no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases e outras aplicações.
A Alimentos Lopes, de Nova Londrina (PR), foi o primeiro cliente a receber o Novo Actros para sua frota que transporta produtos à base de amido de mandioca para todo o país. A Fagundes Construção e Mineração, de Portão (RS), primeiro cliente do Actros e maior frotista dessa linha de produtos no país, comprou cinco unidades deste caminhão para o transporte de máquinas, equipamentos e cargas especiais pesadas.
A Transportadora Contatto, de Limeira (SP), renovou sua frota com 100 extrapesados Novo Actros para transporte de cargas críticas dos segmentos químico, petroquímico e combustíveis. O Grupo Risa, de Balsas (MA), já conta com um Novo Actros para transporte de soja desde as áreas de plantio até os armazéns das fazendas da empresa, além dos embarques para exportação pelo Porto de Itaqui em São Luís do Maranhão.
“Pela diversidade e versatilidade de aplicações demonstradas nas vendas a esses clientes, é uma satisfação enorme constatar a aprovação do Novo Actros no mercado brasileiro”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Nosso top de linha dá sequência ao êxito da consagrada família Actros, agregando ainda mais valor aos clientes em eficiência, produtividade e rentabilidade. Estamos cumprindo assim a nossa missão de oferecer um produto que atende plenamente as demandas do mercado, que vêm sendo captadas permanentemente por nossas equipes junto aos transportadores, dentro da realidade das suas atividades operacionais.”
O Novo Actros trouxe para o Brasil grandes inovações, como o MirrorCam, sistema que substitui os retrovisores convencionais por câmeras digitais e faz desse Mercedes-Benz o primeiro caminhão sem retrovisor externo do Brasil.
Essa linha de extrapesados também se destaca por avançadas tecnologias de segurança ativa que são de série, evitam acidentes e protegem vidas, como os Assistentes Ativo de Frenagem (ABA 5 – único do mercado que identifica veículos, pedestres e objetos à sua frente e freia sozinho, caso o motorista não tome a ação necessária), ponto cego, fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP). Além disso, o Novo Actros também é equipado com os conhecidos controle de proximidade e assistente de faixa de rolagem.
O portfólio do Novo Actros é formado pelos cavalos mecânicos 2045 4×2 da faixa de 450 cv (que marcou a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4, ambos com motor de 480 cv de potência. Tem ainda o Actros 2651 6×4 de 510 cv.
Outra novidade da marca é o OM 471 de 530 cv, motor que equipa o Actros 2553 LS 6×2 e Actros 2653 LS 6×4 (cavalos-mecânicos com suspensão pneumática) e Actros 2653 S 6×4 (cavalo-mecânico com suspensão metálica).