Márcia Pinna Raspanti,
De 18 a 20 de agosto, será realizada o encontro Frotas Conectadas 2020, que reúne especialistas da indústria automobilística, de tecnologia, operadores de logística, transportadoras, empresas de tecnologia e de transporte de passageiros. O evento é fruto da parceria entre a OTM Editora e o TruckPad, uma plataforma digital de conexão entre caminhoneiros e cargas.
Em sua quinta edição, o evento acontece em novo formato: totalmente digital. Ricardo Altmann, da Lunica e um dos mediadores do encontro, acredita que o modelo on-line terá maior alcance em termos de público. “Temos inscritos do Brasil inteiro. Em edições anteriores, já contávamos com participantes de diversos estados, mas, desta vez, acreditamos que será mais fácil para quem está fora de São Paulo”, observa. A expectativa da organização é superar dois mil inscritos.
Altamann lembra que o novo modelo também possibilitou a presença de palestrantes do exterior. “Os temas mais comentados no mercado serão discutidos por especialistas brasileiros e de outros países”, acrescenta. Ernesto Pesochinsky, diretor da Latin America Mobileye (Israel), Simon Shao, da FTA (China) e Ho Jun Yang (Coreia) são alguns dos convidados que participarão de forma virtual.
Wagner Fonseca, da Netz Engenharia e mediador do evento destaca que o Frotas Conectadas, desde a sua primeira edição, busca promover a interação da indústria automotiva com o setor de tecnologia. “Digitalização, conectividade e ecossistema digital são temas que permeiam quase todas as palestras. Destaco também o comportamento digital dos transportadores na crise de Covid-19. As apresentações de startups já são parte integrante do encontro e sempre são muito interessantes”, comenta.
Facilitar a troca de experiências, além apresentar novidades e boas práticas, é um dos pontos fortes do evento. “Para que se crie soluções realmente inovadoras no setor, é mandatório que haja uma intensa interação entre os principais atores criativos deste segmento. Com este objetivo em mente é que modelamos o Frotas Conectadas”, afirma Carlos Mira, CEO do TruckPad.
Durante os três dias de painéis, serão discutidos temas como veículos conectados, autônomos, uso compartilhado, eletrificação do transporte, modelos de negócios em last mile, carteiras digitais e meios de pagamento, inovação tecnológica, pandemia e sustentabilidade. Entre os palestrantes estão representantes de empresas de diferentes segmentos como Mercedes-Benz, Scania, Volkswagen, ConectCar, Buser, TransPanorama e Expresso Mirassol, além de startups como Lalamove.
Altmann ressalta que um tema que perpassa todas as apresentações é relativo aos efeitos da pandemia no setor. “Fala-se muito em aceleração da digitalização, ou seja, muitos negócios se viram obrigados a recorrer a ferramentas digitais em virtude dessa situação. Então, é importante pensar no que vai mudar com a pandemia, tanto nos aspectos negativos, que são mais aparentes, quanto nos positivos. E isso tem relação direta com o evento que foca na conectividade e na inovação”, diz.
Outra questão que se sobressai é das entregas expressas e de soluções last mile. “O e-commerce cresceu muito nesta época de crise e temos novas ferramentas e novos players que surgiram para lidar com as demandas desse mercado. Vamos destacar bastante tais aspectos”, adianta Altmann.
O evento conta ainda com o patrocínio do iCaminhões, Mercedes-Benz, Sascar, Eaton, ConectCar, Praxio Tecnologia e Maplink.