Mercedes-Benz inaugura concessionária virtual para veículos comerciais

Neste canal online serão vendidos todos os modelos de caminhões, ônibus e vans Sprinter, além de caminhões usados da Select Truck

A Mercedes-Benz inaugura sábado (23 de maio) a primeira concessionária virtual para venda de veículos comerciais – o Showroom Virtual Star Online.

Nesta plataforma digital o cliente terá acesso a todos os modelos de caminhões, ônibus e vans Sprinter por meio de um tour virtual, como se estivesse em uma concessionária. Além de comprar os veículos novos da marca, será possível adquirir caminhões usados da Select Truck. “Após dois anos discutindo com a Assobens e toda a rede de concessionários, de como seria o processo de vendas e compras em 2030, decidimos criar esse showroom virtual em tempo recorde, aproveitando o momento difícil da pandemia provocada pelo coronavírus em que as pessoas estão em casa”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

A intenção deste canal de vendas online, segundo Leoncini, é ajudar essa nova geração de cliente digital, que fica garimpando informações pela internet para tomar decisões e realizar compras que precisa para tocar o seu negócio. “Acredito que essa ferramenta vai ajudar muito os transportadores e empresários, principalmente nesses tempos de restrição de circulação, e no futuro será bastante eficiente para os negócios.”

O acesso à concessionária virtual é feito pelo site showroommercedes-benz.com.br. Após se cadastrar de forma rápida e fácil, o cliente será direcionado a uma sala virtual do concessionário da região mais próxima. “Nesta tela ele poderá tirar dúvidas, obter informações técnicas, saber qual veículo está disponível para pronta entrega e escolher o caminhão que precisa para a sua aplicação. Será possível também realizar a compra de peças e serviços, negociar o financiamento com o Banco Mercedes-Benz e comprar cota de consórcio da marca”, detalha Leoncini.

A grande atratividade da ferramenta, segundo Leoncini, é que cada dealer poderá fazer ofertas individuais. “Também vamos explorar o serviço de marketing online, realizando campanhas promocionais e oferecendo descontos diferenciados.”

A plataforma de venda do Showroom Virtual foi desenvolvida em parceria com a startup Mobiauto, plataforma que atua no setor automotivo para promover maior eficiência e praticidade na relação de compra e venda de veículos no Brasil. Com base em inovação, utiliza a tecnologia para encurtar distâncias entre concessionários e clientes.

Os padrões da ferramenta e o catálogo de produtos foram definidos pela Mercedes-Benz. Também é de sua responsabilidade a administração dos cadastros para direcionamento aos concessionários da região do cliente. O concessionário administra os veículos apresentados na loja virtual e todo o relacionamento online com o cliente que utilizar esse canal de comunicação.

“Em conjunto com a Mobiauto, desenvolvemos o nosso Showroom Virtual praticamente em menos de um mês”, informa Leoncini. “Esse é mais um case que demonstra a nossa aproximação com o ecossistema de startups, que estão nos trazendo muitas soluções inovadoras e de rápida aplicação. Eu tenho convicção de que esse é um caminho natural, sem volta, porque traz muitas vantagens, inovação e facilidade para todos os envolvidos, especialmente os nossos clientes.”.

Veja também