O “caminhão mais rápido do mundo” é a principal atração da marca na feira, durante a qual também mostra um modelo FH de edição comemorativa
Desenvolvido pela Volvo Trucks para quebrar recordes de velocidade e desempenho, o Iron Knight é a principal atração da montadora na Fenatran 2019.
O veículo é detentor de dois marcos mundiais homologados pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
Com motor de 2.400 cv e torque de 6.000 Nm, o Iron Knight utiliza pneus Goodyear.
Com a mesma base mecânica do Volvo FH, o veículo foi preparado para gerar uma potência superior a dos caminhões de série.
Segundo Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões da Volvo, o caminhão não foi concebido para participar de competições. “Fizemos o Iron Knight para mostrar a alta resistência do trem de força Volvo em condições extremas.
O caminhão usa a mesma transmissão I-shift e tem um motor com os mesmos componentes internos dos motores que equipam nossos veículos de produção regular, mas com preparação que atinge potência quase cinco vezes superior”, afirma. “Para se ter uma ideia, o Volvo FH tem potência de 540 cv e 2.600 mil de torque. A diferença é muito significativa”, compara Cavalcanti.
As quebras de recorde do Iron Knight foram realizadas em pista fechada em Västerås, na Suécia, sob supervisão da FIA. Numa longa reta, o caminhão percorreu a distância de mil metros em dois sentidos, para anular a influência do vento. A velocidade e o tempo médios foram calculados com base nas duas passagens. O recorde homologado é o tempo médio dos dois percursos.
O Iron Knight percorreu a mesma distância em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170,277 quilômetros por hora. Na mesma prova, também foi batido o recorde mundial dos 500 metros, atingidos em apenas 13,673 segundos, com 131,646 quilômetros por hora de velocidade média. A velocidade máxima do caminhão chegou a 276 quilômetros por hora.
É a primeira vez que o Iron Knight participa de eventos fora da Europa. Antes de chegar ao Brasil esteve também na Argentina e no Chile. O piloto do Iron Knight, Boije Ovebrink, tem mais de 30 anos de experiência em provas de velocidade e já havia quebrado outros recordes a bordo de caminhões da marca, com o Wild Viking (2007) e o Mean Green (2010). “O caminhão fornece uma potência insuperável quando pisamos fundo no acelerador. Este foi o terceiro Volvo que pilotei para quebrar recordes e ele tem um desempenho incomparável”, afirma.
Os pneus Iron Knight da Goodyear são resultado de uma parceria com a Volvo Trucks, que usa equipamentos originais da marca em diversos modelos. O caminhão usa no eixo direcional pneus de medida 315/70R22.5 e no eixo de tração a medida 495/45R22.5, desenvolvidos a partir de carcaças que fazem parte do portfólio da fabricante. As bandas de rodagem possuem desenhos e compostos desenvolvidos especialmente para suportar grandes velocidades e altas temperaturas.
Em 2012 o caminhão híbrido The Mean Green quebrou dois recordes mundiais de velocidade também usando pneus Goodyear. “Estamos felizes em contribuir com a história do Iron Knight e dar continuidade a essa parceria de sucesso com a Volvo na quebra de recordes, que começou em 2012. Esse projeto nos dá muito orgulho por confirmar a qualidade dos pneus de caminhão que produzimos para nossos clientes, sejam montadoras ou frotas, já que o pneu Iron Knight é baseado nos modelos de carcaça comercializados todos os dias”, explica Eduardo Gualberto, diretor da unidade de pneus comerciais da Goodyear Brasil.
A Goodyear projeta pneus de corrida leves e pesados há 120 anos. Os resultados alcançados nas pistas de alta velocidade e competição off-road são usados para ar pneus com alto nível de desempenho e sofisticação para o dia a dia de consumidores e frotas.
Além do Iron Knight, a Volvo exibe um modelo FH série especial. Inspirado no primeiro caminhão produzido pela marca no país, em 1980, o modelo é uma edição limitada de 40 veículos para celebrar 40 anos de produção de caminhões Volvo.
“É um veículo especial, com uma configuração única, equipado com o que há de mais avançado em tecnologias de transporte”, diz Alcides Cavalcanti, diretor comercial de caminhões Volvo. Pintado na cor White Sky e com faixas laterais inspiradas no N10, primeiro caminhão da marca fabricado no Brasil, o FH 40 Anos é um modelo top class.
A Volvo também mostra a sua linha de caminhões com a nova tecnologia de aceleração inteligente, que pode proporcionar até 10% de economia. Um software de motor, novos componentes internos e um lubrificante mais avançado reduzem os custos operacionais da linha 2020 dos caminhões Volvo FH, FM e FMX.
Algoritmos identificam a necessidade real de torque e potência conforme a topografia e a carga, controlando a injeção de combustível de forma ultra precisa para reduzir o consumo.
O Volvo VM modelo 2020 também está no estande da marca na Fenatran. As mudanças aproximam ainda mais o design do VM ao do FH. As alterações incluem uma nova frente, com um para-choque tripartido, para facilitar a substituição em pequenos reparos. Outros destaques são os caminhões vocacionais FMX e VM 32 toneladas. Dotado da tecnologia de aceleração inteligente, o FMX é o veículo ideal para aplicações de transporte pesado em condições severas e é indicado para mineração, construção e para os segmentos florestal e canavieiro. A marca oferece ainda o VM 32 toneladas, voltado para os segmentos que precisam de veículos com capacidade de carga intermediária e adequada para aplicações onde a intensidade e a severidade não exigem caminhões de maior potência.
A Volvo também mostra os seus serviços conectados, como a manutenção inteligente Volvo e a gestão de combustível, criadas para baixar os custos do transporte e diminuir o número de paradas não planejadas dos caminhões.
A manutenção inteligente é um serviço de monitoramento, planejamento e agendamento de manutenções preventivas. Os serviços são voltados para os veículos com planos de manutenção azul e ouro.
A Volvo Financial Services Brasil apresenta uma série de produtos e serviços no evento, com condições especiais para financiamento, seguros e consórcio. O financiamento sazonal é uma modalidade voltada para os transportadores cujos setores são impactados pela sazonalidade da produção e precisam de uma opção especial de pagamento das parcelas, adequadas ao fluxo de caixa da empresa.