Dos 50 ônibus adquiridos em julho, dois modelos RSD estão equipados com os sistemas ACC, AEB e LDWS e o pacote Fuel Efficiency, que ajuda na redução do consumo de combustível
A Viação Águia Branca, uma das maiores empresas de ônibus rodoviários do Brasil, é a primeira a adquirir as tecnologias inovadoras da Mercedes-Benz. Na sua frota a empresa incluiu dois modelos O 500 RSD equipados com sistema de piloto automático adaptativo ACC (Active Cruise Control) e o pacote Fuel Efficiency, de um total de 50 ônibus da marca que foram adquiridos em julho deste ano, sendo 44 unidades do modelo RSD 6×2 e seis do RSDD 8×2 para carrocerias double decker.
“A Águia Branca investe sempre em tecnologia, visando oferecer um serviço de qualidade aos passageiros, com conforto e segurança também para os motoristas”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
Além do piloto automático adaptativo, os dois ônibus estão equipados com mais itens tecnológicos, como o sistema de frenagem de emergência AEBS (Advanced Emergency Braking System) e o sistema de aviso de faixa LDWS (Lane Departure Warning System), o que eleva ainda mais o padrão de segurança ativa dos ônibus da empresa, com benefícios para os passageiros, o motorista e os outros veículos na estrada.
Ao longo do primeiro semestre, a Águia Branca, que opera no setor de transporte rodoviário, adquiriu 55 ônibus O 500 com o pacote Fuel Efficiency, cuja função é ajudar na redução do consumo de combustível, otimizando os custos operacionais e aumentando a rentabilidade para as empresas de ônibus. Com esses veículos, incluindo os dois modelos equipados com o piloto automático, a empresa totaliza neste ano a compra de 105 ônibus da marca Mercedes-Benz.
A Viação Águia Branca mantém atualmente em sua frota 800 ônibus, todos Mercedes-Benz. Do total, cerca de 600 veículos são modelos rodoviários RSD 6×2. A empresa, cuja sede está instalada em Cariacica, no Espírito Santo, opera cerca de 300 linhas regulares em vários pontos do Brasil, realizando em média 230 mil viagens e percorrendo 70 milhões de quilômetros por ano.
Outras empresas também escolheram as soluções da Mercedes-Benz para equipar os seus ônibus rodoviários. A paranaense Viação Garcia e a cearense Expresso Guanabara – que operam linhas intermunicipais e interestaduais – escolheram o pacote Fuel Efficiency para as suas frotas de ônibus.
Na Viação Garcia são oito ônibus equipados com essa moderna tecnologia que ajuda na redução do consumo de combustível.
Com esses novos veículos, adquiridos em julho, a empresa chegou neste ano a 70 modelos Mercedes-Benz.
Na Expresso Guanabara o pacote Fuel Efficiency equipa 22 ônibus O 500, comprados em julho, o que totaliza 62 modelos rodoviários adquiridos neste ano.
Destaque no mercado – Com esse bom desempenho dos negócios no mercado brasileiro, a Mercedes-Benz vem mantendo a sua liderança no segmento de ônibus.
No acumulado de janeiro a setembro, suas vendas totalizaram 5.566 veículos no segmento acima de oito toneladas, o que representou um crescimento de 30% em relação ao mesmo período de 2017, quando comercializou 4.290 veículos no país e obteve uma fatia de 52% do mercado, cujas vendas somaram 8.305 unidades.
O resultado das vendas de janeiro a setembro garantiu à Mercedes-Benz 56% de participação em um mercado que absorveu 9.951 unidades e registrou um crescimento de 20% no período. Segundo Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing
de ônibus da Mercedes- Benz, o excelente desempenho de vendas da marca também tem refletido nos dois principais segmentos de mercado no país. “Entre os urbanos, emplacamos 3.508 unidades, o que garantiu um crescimento de 37% nas vendas e uma participação de 81% no acumulado de janeiro a setembro de 2018.”
“Nos rodoviários a empresa aumentou de 48% para 57,5% a sua participação, com 1.448 ônibus emplacados, o que representou um crescimento de 127% sobre os 638 ônibus vendidos no mesmo período do ano passado”, afirma Barbosa.