Entrevista

José Alberto Panzan, diretor da Anacirema Transportes e presidente do Sindicato das Empresas de Transportes e Cargas de Campinas e Região (Sindicamp): “Acredito que 2023 será um ano desafiador, porém vemos que as empresas estão mais preparadas para as divergências, como foi a crise da covid-19, quando tivemos que nos adaptar e repensar operações e o negócio”

Presidente do Sindicamp diz que o setor espera manter o bom desempenho nos próximos meses devido às projeções econômicas favoráveis, mas que muitos desafios permanecem

Vicente Abate, presidente da Associação Brasileira da Indústria Ferroviária (Abifer): “Esperamos que a partir de 2024 o setor ferroviário apresente reação, atingindo um volume de dois mil vagões produzidos, e chegando em 2024 a um patamar razoável e contínuo de três a quatro mil vagões por ano”

Para de 2023, a previsão é de que o volume de 1,5 mil vagões produzidos no ano anterior seja mantido, segundo o presidente da Abifer

Villeon Jacinto, diretor de Supply Chain da Viveo: “A logística é um dos pontos fortes dos negócios da companhia, o que certamente a diferencia dos outros concorrentes inseridos no mercado hospitalar, de medicamentos e de produtos laboratoriais e de consumo”

"O segmento de distribuição da Viveo constitui um elo entre as indústrias do setor da saúde e os hospitais, clínicas, convênios, home cares e instituições no mercado privado e público" ...

Fabio Vasconcellos, diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari: “Os investimentos previstos para 2023 são de cerca de R$ 15 milhões, principalmente no aumento da capacidade produtiva e na logística interna de movimentação de carga”

"O principal desafio é a crise da cadeia logística que está sendo enfrentada com planejamento e aquisições antecipadas. Mesmo assim, estamos sofrendo atrasos inéditos de fornecedores tradicionais, principalmente da Europa"

Angelo Baroncini, diretor presidente da Norsul: “Nos últimos dois anos, investimos em manutenção de nossas embarcações e na substituição de navios mais antigos por navios mais modernos. Também investimos em pesquisas para buscar zerar as emissões de carbono”

Para o executivo, o programa BR do Mar, criado para estimular a cabotagem, ainda não trouxe os benefícios esperados para as empresas do setor

André Pimenta, CEO da Motz: “Quando tomamos a decisão de abrir para o mercado, tínhamos apenas um cliente, a Votorantim Cimentos, e 20 funcionários. Atualmente, saltamos para mais de 130 clientes e 80 colaboradores”

"Até o final do ano, a expectativa é transportar mais de 15 milhões de toneladas entre insumos, matérias-primas e produtos acabados, e até alimentos", informa o CEO da transportadora digital ...

Miguel Anzolin, gerente nacional de transportes na Seara Alimentos, e Vamiré Luiz Sens Júnior, gerente executivo de sustentabilidade agropecuária na Seara, destacam a importância do respeito ao meio ambiente nas operações da companhia

“A sustentabilidade é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes na operação não só da Seara, mas de toda a JBS, que está comprometida em zerar o balanço das emissões ...

Eduardo Scolari, presidente da Greenbrier Maxion: “O momento atual é muito promissor para o setor ferroviário no Brasil, porém estamos há alguns anos com grande ociosidade na indústria e batalhamos muito para manter nosso quadro de funcionários e a excelência, bem como a nossa cadeia produtiva”

Atualmente cerca de 50% da frota ferroviária brasileira tem mais de 30 anos, sendo que quase 14 mil desses vagões já passaram dos 50 anos, o que demanda novas aquisições ...

Rafael Abreu, diretor nacional de transportes da Solistica: “No nosso plano anual de crescimento, seguimos com forte investimento na aquisição de frotas mais limpas como veículos com tecnologia Euro 5”

"Essas iniciativas fazem parte de um projeto amplo de buscarmos alternativas sustentáveis em todas as regiões que atuamos, na Colômbia por exemplo além da frota elétrica também temos as bicicletas ...

Alexandre Casaril, diretor de engenharia e OEM Fras-le: “Agenda ESG já é uma realidade em corporações protagonistas como a Fras-le, e estamos dedicando grandes esforços para contribuir com essa construção de um futuro sustentável sob a ótica do meio ambiente, sociedade e governança corporativa”

A Fras-le trouxe para o Fórum de Transporte Sustentável - Carga e Transporte, que foi realizado durante a 23ª Fenatran, as vantagens dos materiais compósitos para a indústria automotiva