Antonio Sirianni, gerente financeiro da ASA Express Transportes: “Novas parcerias farão com que o faturamento bruto da empresa cresça 18,5% neste ano”

O início de 2024 está superando as projeções da companhia, sobretudo por causa das parcerias no transporte de cargas excedentes e de projetos de instalações industriais

Sonia Moraes

Transporte Moderno – Como está a demanda por serviços no segmento em que a ASA Express atua?

Antonio Sirianni – O início de 2024 está superando as projeções devido às parcerias no transporte de cargas excedentes e de projetos de instalações industriais.

Transporte Moderno – Qual a expectativa da ASA Express para 2024?

Antonio Sirianni – A ASA Express está projetando um crescimento em seu faturamento bruto em torno de 18,5% neste ano. O aumento está relacionado às novas parcerias.

Transporte Moderno – Quais são os desafios a serem enfrentados neste ano?

Antonio Sirianni – O aumento da margem de lucratividade com controle dos custos, redução de despesas e de insumos, além da implantação do novo sistema TMS (Transportation Management System) para o gerenciamento de transporte.

Transporte Moderno – Quais tipos de carga a ASA Express transporta?

Antonio Sirianni – Produtos químicos, peças e componentes para a indústria automotiva, insumos farmacêuticos, produtos alimentícios, máquinas e equipamentos agrícolas, equipamentos pesados para a indústria em geral e bebidas.

Transporte Moderno – Quais setores a empresa atende e quais são os seus principais clientes?

Antonio Sirianni – A empresa atende a indústria e o comércio. Seus principais clientes são a Scania Latin America, Bann Química, Seral Otis Indústria Metalúrgica, Bora Química, Scholle e Kostal Eletromecânica.

Transporte Moderno – Quais setores estão com ma
is movimentação de cargas?

Antonio Sirianni – As indústrias automotiva química são as que apresentam mais movimentação.

Transporte Moderno – O movimento mais intenso das indústrias é nas exportações de produtos brasileiros ou está havendo mais importação de produtos para finalizar a produção no Brasil?

Antonio Sirianni – Estamos acreditando no aumento das exportações por conta da projeção de alta do dólar em até 22% para esse ano e até 2025.

Transporte Moderno – Este aumento da demanda é uma consequência da retomada mais forte da economia ou isso está atrelado a expectativa de melhora da economia e maior confiança dos empresários em fazer investimentos? Ou essa força vem do agronegócio?

Antonio Sirianni – Acredito que está atrelado a política econômica e a exposição mais atuante do Brasil no exterior, fazendo parcerias nas áreas industriais, comerciais e de tecnologia. O agronegócio sempre foi o propulsor da nossa economia no mercado externo, estamos alcançando metas de primeiro mundo nesse quesito.
 
Transporte Moderno – O que está impulsionando esse aumento da demanda para a ASA Express?

Antonio Sirianni – O aumento no número de consultas na cotação de fretes e maior êxito na oferta de preços em relação aos concorrentes, além das certificações ambientais e de qualidade conquistadas pela empresa.

Transporte Moderno – Qual é a rota da ASA Express nas operações logísticas?

Antonio Sirianni – A empresa atua principalmente na região Sudeste, abrangendo praticamente toda essa área, e em outras regiões do Brasil.


Transporte Moderno – Onde está concentrada a operação da empresa?

Antonio Sirianni – ASA Express tem porto seco em Santos (SP) e atua no aeroporto de Viracopos, em Campinas, e no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Transporte Moderno – Qual segmento tem mais representatividade nas operações da empresa?

Antonio Sirianni – De todo o transporte realizado, 80% são de contêineres e carga de projeto. Trabalhamos com transporte de grandes projetos, do tipo equipamentos para montagem de centros industriais.

Transporte Moderno – A empresa comprou novos caminhões no ano passado?

Antonio Sirianni – Sim, adquirimos 43 caminhões Scania, modelo P370, e um da Volkswagen, modelo 29-530, para atualizar a frota e atender a novos contratos. Todos os veículos foram entregues e estão operando.

Transporte Moderno – A ASA Express pretende comprar novos caminhões em 2024?
Antonio Sirianni – Sim, um modelo bitrem. Mas essa compra dependerá da concretização de novos negócios, porém, a princípio, um Scania atenderia a nossa necessidade.

Transporte Moderno – Quantos caminhões a empresa tem em sua frota?

Antonio Sirianni – São 38 veículos das marcas Mercedez Bens, Volkswagem e Scania. A idade média da frota é de sete anos.

Transporte Moderno – Além de frota própria, a ASA Express utiliza a locação?


Antonio Sirianni – Sim. A ASA Express tem procurado incluir veículos locados em sua frota, tendo em vista principalmente a atualização constante, redução da vida útil da frota e, consequentemente, diminuir a despesa com manutenção corretiva e preventiva, assim como gastos com seguros.

Transporte Moderno – Quais as vantagens da locação para a empresa?

Antonio Sirianni – Para a ASA Express, esse tipo de contratação representa uma economia de aproximadamente 25,85% no resultado da empresa. Além disso, aumenta nossa competitividade no mercado, proporcionando economia adicional por meio de um plano de manutenção eficiente.

Transporte Moderno – Por que a empresa decidiu alugar caminhões da Scania?

Antonio Sirianni – A ASA Express tem a preferência pela marca tendo em vista a economia de combustíveis, tecnologia avançada, custo de manutenção compatível e valor de revenda.

Transporte Moderno – Quantos caminhões foram alugados?


Antonio Sirianni – Foram alugados cinco caminhões com prazo de dois anos.

Transporte Moderno – A empresa pretende incluir caminhões a gás e elétrico em sua frota?

Antonio Sirianni – Sim. Mas aguarda uma redução dos preços no mercado para fazer os investimentos.

Veja também

Por