Fabio Vasconcellos, diretor comercial do Estaleiro Rio Maguari: “Há uma grande demanda por comboios fluviais para entregas em 2024 e 2025, além da continuidade de construção de rebocadores e conjuntos ATB já contratados”

“A entrega de rebocadores sofisticados de 70TBP para um dos maiores operadores portuários do mundo, atendendo as expectativas de qualidade e a melhoria continua na construção destes rebocadores, que nos habilitam à construção de qualquer embarcação deste tipo foi a maior conquista de 2023”, conta o executivo

Por Márcia Pinna Raspanti

Transporte Moderno – Como tem sido a atuação do Estaleiro Rio Maguari nos últimos dois anos?

Fabio Vasconcellos – Nossa robusta carteira de projetos, o rigor no cumprimento dos prazos, a confiança de nossos clientes, a austeridade financeira, a correta avaliação dos orçamentos e das margens, o controle rigoroso de custos e alta produtividade. Temos como política financeira não trabalharmos com alavancagem e necessariamente com fluxo de caixa positivo nos contratos. A produtividade alta, o cumprimento correto dos prazos e o ganho de escala, contribuem muito para nossa rentabilidade. Em 2023, a expectativa era de manutenção do nível de faturamento do ano anterior.

Transporte Moderno – A empresa fez lançamentos ou apresentou novidades no último ano?

Fabio Vasconcellos – Nenhum lançamento, mas a entrega de rebocadores portuários em construção, além de barcaças-tanque oceânicas para o transporte de combustíveis.

Transporte Moderno – Como está a situação do mercado? Houve mudanças com relação à política industrial com a chegada do novo governo?

Fabio Vasconcellos – A demanda para embarcações fluviais tem crescido estruturalmente e parece que haverá uma política específica para o transporte fluvial no atual governo, o que contribuirá muito para um maior equilíbrio da matriz de transportes.

Transporte Moderno – E para 2024, quais as expectativas da empresa?

Fabio Vasconcellos – Há uma grande demanda por comboios fluviais para entregas em 2024 e 2025, além da continuidade de construção de rebocadores e conjuntos ATB (Articulated Tug and Barge ou
empurrador oceânico articulado) já contratados.

Transporte Moderno – Quais foram os principais investimentos?

Fabio Vasconcellos – O investimento tem sido na qualificação de pessoal e aumento da capacidade de produção, com a melhoria da infraestrutura interna. Construímos um dique flutuante e uma nova linha de lançamento de rebocadores, além de novos galpões, aumento da capacidade de içamento de cargas. Estes investimentos somam cerca de R$ 10 milhões.

Transporte Moderno – Quais os destaques da empresa em 2023?

Fabio Vasconcellos – A entrega de rebocadores sofisticados de 70TBP para um dos maiores operadores portuários do mundo, atendendo as expectativas de qualidade e a melhoria continua na construção destes rebocadores, que nos habilitam à construção de qualquer embarcação deste tipo foi a maior conquista de 2023.

Transporte Moderno – E quais são os investimentos previstos para 2024?

Fabio Vasconcellos – Continuaremos investindo no aumento da capacidade produtiva, com a construção de uma nova linha de lançamento de barcaças, o que dobrará nossa capacidade de produção deste tipo de embarcação.

Transporte Moderno – Quais são hoje as principais dificuldades do setor?

Fabio Vasconcellos – A maior dificuldade do setor é o de fornecimento de garantias para as linhas de financiamento disponíveis, o que retarda muito os projetos e a retomada da construção de grandes navios e plataformas.

Transporte Moderno – Qual a estratégia da companhia para continuar se destacando no mercado?

Fabio Vasconcellos – O foco na produtividade é nossa principal característica e é nisso que trabalhamos initerruptamente.

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