A Allison Transmission e a Cummins divulgaram os resultados de seus testes com o motor a gás natural Cummins X15N de 15 litros e a transmissão Allison Série 4000™. A frota Sandman, de San Jose, Califórnia, completou mais de 80 mil quilômetros de avaliação, alcançando boa eficiência de combustível e desempenho.
O caminhão testado, um cavalo-mecânico Peterbilt, puxando reboques duplos de cimento, demonstrou um desempenho notável. “Observamos uma melhoria significativa na eficiência de combustível e no desempenho geral, além de uma potência consistente durante as trocas de marchas que aprimorou nossas operações diárias,” afirmou o gerente de frota da Sandman, Victor Landaverde.
A transmissão Allison Série 4000™ foi projetada para oferecer maior desempenho e otimização de combustível. Seu conversor de torque proporciona uma força aprimorada, o que melhora a capacidade de arrancada, dirigibilidade e produtividade.
Quando pareada com o motor X15N, que é 226 quilos mais leve do que a versão diesel do motor de 15 litros, a combinação resulta em economia adicional de combustível e uma redução significativa nas emissões, segundo a fabricante. A transmissão usada nos testes da Sandman também contou com o sistema FuelSense® 2.0, que pode proporcionar uma economia de combustível de até 6%.
LEIA MAIS
FPT vai avançar em vendas de motores a gás para montadoras, diz o novo presidente da empresa