Avanço dos veículos elétricos no Brasil já reflete em porto capixaba

O terminal portuário de Vila Velha, no Espírito Santo, movimentou 44.600 carros elétricos em 2023 e alcançou uma participação de 25%

Terminal Portuário de Vila Velha movimenta transporte de 44 mil carros elétricos em 2023

Redação

A frota de veículos elétricos ainda é pequena no Brasil, contudo o volume já importado para o país passou a refletir na movimentação de portos. O Terminal Portuário de Vila Velha, situado Espírito Santo e administrado pelo Grupo Log-In recebeu, em 2023, 44.600 veículos elétricos, em parceria com a Cosco, armadora chinesa cuja participação corresponde a 30% do volume de veículos movimentados em contêineres.

Em nota, o diretor de terminais da Log-In, Gustavo Paixão, disse que é uma operação que começou de maneira tímida, mas tomou corpo e se estruturou com o tempo. “É uma oportunidade de alavancar não só o porto, mas também toda a cadeia logística, com áreas externas como armazenagem e transporte por caminhão. De acordo com ele, impulsiona o estado do Espírito Santo com uma movimentação bem acima do esperado.

Investimentos necessários

Nesse processo, os investimentos realizados pela Log-In no TVV foram essenciais para a execução das operações e atendimento de toda a demanda. Entre eles, está o aporte de R$ 42 milhões para torná-lo o primeiro terminal portuário da América Latina a contar com operação remota de portêiner, além do incremento do número de equipamentos que agora podem atender mais navios. Nos últimos três anos, o investimento total em inovação no Terminal foi de cerca de R$ 150 milhões.

O serviço de transporte de veículos elétricos no modelo flat rack, ou seja para grandes cargas, realizado em parceria entre o TVV e a Cosco, é inédito no Brasil. Em toda a América do Sul, apenas o Chile e Equador já ofereciam essa operação. De acordo com a Log-In, o objetivo é fomentar a economia e os negócios Brasil-China, com a entrada de carros elétricos chineses de forma exclusiva por Vitória (ES).

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