Em dez meses, operações no terminal portuário de São Luís superam total de 2021

Administrada pela VLI, o terminal superou em 6% o resultado consolidado do ano anterior, faltando dois meses do fechamento de 2022

O terminal portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI superou, entre janeiro e outubro de 2022, o volume de cargas movimentado ao longo de todo o ano de 2021. Nos últimos dez meses, o acumulado alcançou a marca de 4,7 milhões de toneladas, ultrapassando em 6% o total transportado no período de janeiro a dezembro de 2021, que foi de 4,4 milhões de toneladas.

Segundo a companhia, o crescimento da movimentação de cargas no TPSL foi impulsionado pelo alinhamento da equipe do terminal ao planejamento estratégico elaborado no início de 2022, com foco na maximização da utilização e da rentabilidade dos ativos da companhia.

“A produção do Arco Norte está crescendo e a VLI trabalha para apoiar os produtores da região com excelência operacional. Elaboramos uma estrutura focada no atendimento das necessidades do cliente e aumentamos a estabilidade da nossa operação. Para o cliente, isso se traduz em confiabilidade nos prazos de embarque e desembarque de cargas e, para a VLI, em mais eficiência na operação, o que contribuiu para o crescimento dos resultados”, destaca o diretor de operações do Corredor Norte, Daniel Schaffazick.

Entre as cargas movimentadas no TPSL estão soja, milho, gusa, manganês e minério, que têm origem no Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia e Pará chegam ao terminal por meio da concessão da VLI do tramo norte da Ferrovia Norte-Sul (FNS) e pela Estrada de Ferro Carajás (EFC), onde a companhia opera por direito de passagem. As operações acontecem integralmente pelas ferrovias e são conectadas com os terminais integradores de Palmeirante (TIPA), Porto Franco (TIPF) e Porto Nacional (TIPN), também operados pela VLI.

Com localização geográfica estratégica em relação ao Hemisfério Norte e a proximidade com o porto do Itaqui, o terminal portuário de São Luís é um importante ativo para exportação da produção brasileira destinada aos mercados da Europa e Estados Unidos. O terminal tem capacidade de armazenagem de 203 mil toneladas e um píer de atracação com 280 metros de comprimento e profundidade de 18 metros, cinco silos e dois armazéns de estocagem de grãos, além de três pátios de ferro gusa e um pátio de estocagem de manganês.

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