Movimentação de cargas nos terminais portuários privados cresce 9% no primeiro semestre

Dados apresentados pela Antaq revelam que o setor portuário privado mantém forte contribuição para a retomada da economia brasileira diante dos impactos da pandemia

O setor portuário privado reforçou sua importância na economia nacional com crescimento de 9% na movimentação de cargas no primeiro semestre de 2021, com total de 384,3 milhões de toneladas. Os dados foram apresentados nesta quarta-feira (11) pela diretoria da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). A movimentação total, nos terminais privados e públicos, alcançou a marca de 591,9 milhões de toneladas movimentadas, o que representa avanço de 9,4%.

Os perfis de carga que mais cresceram em movimentação no período nos TUP (Terminais de Uso Privado) foram carga conteinerizada (+22,9%), carga geral (+21,09%) e granel líquido (+12,65%), seguidos de granel sólido, com movimentação de 219,4 milhões de toneladas, evolução de 5,05%.

A aumento da movimentação de granel líquido nos TUP também foi expressivo, atingindo alta de 12,65%. Destaques para o Terminal de Angra dos Reis da Transpetro, com a maior movimentação entre os TUP, com 35,1 milhões de toneladas e aumento de 11,4%, o Terminal Aquaviário de São Sebastião com 26, 5 milhões (+4,14%) e Porto do Açu – TPet/TOil, com 13,9 milhões de toneladas (+12,16%).

Os terminais privados que mais ampliaram o percentual de movimentação, somados todos os tipos de carga, foram: Terminal Ponta do Ubu (505,9%), Porto do Açu – TMult (362%) e Terminal Santa Clara (239,5%).

De acordo com Murillo Barbosa os números apresentados destacam o impacto positivo do setor portuário privado para a retomada econômica do país que ainda sente os efeitos da crise gerada pela pandemia de Covid-19. Barbosa lembra que o crescimento da movimentação de cargas no primeiro semestre de 2020 foi de 3,8%.

“Nos primeiros seis meses desse ano, a movimentação no setor privado cresceu 9%. Um valor significativo se comparado ao aumento alcançado no mesmo período do ano anterior. Trata-se de mais uma demonstração clara de que o investimento nos TUP e novas autorizações podem gerar grande retorno em resultados de movimentação e gerar impactos positivos diretos na economia nacional que vive um momento de retomada importante”, analisa.

Veja também

Por