Santos Brasil movimenta 5,2 mil contêineres em uma única embarcação

O recorde de movimentação de cargas foi registrado no Tecon Santos, com 5,42 mil contêineres na operação do navio Cap. San Augustin da MSK

A Santos Brasil, empresa especializada em operações logísticas e portuárias, atingiu uma marca histórica no Terminal de Contêineres (Tecon) Santos. O recorde aconteceu na operação do navio Cap. San Augustin, do armador MSK, com inéditos 5,42 mil contêineres. A operação foi executada em 44 horas, atingindo um MPH (movimentos por hora de embarque e desembarque de cargas nas embarcações) de 124,36. Segundo a empresa, o maior número de contêineres movimentados no terminal santista administrado pela companhia até então havia sido de 5.093, em novembro de 2013.

Danilo Ramos, diretor comercial de operações portuárias da Santos Brasil, destaca a infraestrutura ofertada pelo terminal para a execução de operações de embarque e desembarque de cargas. “O Tecon Santos oferece aos seus clientes a maior capacidade instalada para movimentação e armazenagem de contêineres em todo o país, com altíssima eficiência, e ainda acolhe os picos de demanda de todos os usuários do porto de Santos, sejam eles seus clientes regulares ou não, e faz isso sempre com a mesma qualidade que o distingue como melhor operador portuário local”, comenta.

A Santos Brasil iniciou em 2019 a ampliação de 220 metros do cais acostável do Tecon Santos, que passará a ter 1,51 mil metros totais. A previsão é de que as obras sejam finalizadas no segundo semestre deste ano. Com isso, a Santos Brasil passará a ter capacidade de receber simultaneamente até três navios New Panamax (366 metros) no terminal, que ficará com 1,2 mil metros de cais, e mais um navio no terminal de veículos, que permanecerá com 310 metros de cais.

O projeto total de modernização do Tecon Santos prevê investimentos de R$ 1,3 bilhão com o objetivo de aumenta a eficiência operacional, a eficiência energética, a velocidade e o fluxo da operação, e vai ampliar em ao menos 20% a capacidade de movimentação do terminal, de 2 milhões de TEU para 2,4 milhões de TEU por ano. Com a capacidade ampliada, será possível o atendimento da demanda prevista para o porto, com a chegada de novos navios New Panamax, capazes de transportar até 12,5 mil TEU.

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