Porto de Antonina prevê crescimento de 50% em 2021

Localizado no litoral do Paraná, o porto projeta ganhos de produtividade superiores a 40% para os exportadores, especialmente em movimentação de cargas fracionadas

A empresa Terminais Portuários da Ponta do Félix (TPPF), responsável pela concessão do porto de Antonina, no Paraná, oferece a possibilidade de armazenamento de carga em recinto alfandegado, em uma área próxima ao cais.

“A proximidade dos armazéns com o cais nos possibilita uma maior agilidade na operação e, com isso, economia para o exportador com o custo do frete marítimo. Atualmente, o terminal consegue oferecer ganhos de produtividade superiores a 40% neste contexto”, explica o diretor presidente da TPPF, Gilberto Birkhan.

Em uma nova operação, que será realizada no mês de abril, o terminal vai receber 13 mil toneladas em produtos alimentícios como fubá, arepa de milho, açúcar, arroz, óleo e creme vegetal, fabricados no Brasil e que serão exportados para a Venezuela.

O terminal receberá a carga em suas embalagens originais, que é segregada por produto e por fornecedor nos armazéns alfandegados da TPPF, entre três e quatro semanas antes da chegada do navio. Todos os produtos são envasados em big bags e armazenados no local para exportação. O lote é diferenciado por ser tratar de carga ensacada.

Para Birkhan, a TPPF consolida sua vocação de terminal multipropósito, devido à capacidade de trabalhar com cargas diferenciadas e menor tempo de espera com a gestão do line up dos navios, aumentando a capacidade do porto e permitindo atendimento de navios com prioridades gerenciais de acordo com a necessidade do cliente.

“A especificidade de cada produto, relativa aos cuidados de manuseio, acondicionamento e armazenamento, denota o diferencial competitivo da TPPF em cargas de especialidade, que demandam olho crítico e atenção aos detalhes, a fim de que a carga chegue ao destino em perfeitas condições e fomente o comércio exterior, valorizando os ativos do país”, reforça Birkhan.

“Aliado ao cenário econômico favorável, também pode-se destacar o alinhamento de todas as esferas do poder público no que diz respeito a garantir uma melhor navegabilidade para os portos brasileiros e a segurança da navegação. Com o aumento da profundidade em nosso calado, será possível alavancar ainda mais estes números”, enumera Birkhan.

Em 2020, a TPPF garantiu a movimentação  de 950,6 mil toneladas de produtos, entre granel, fertilizante, farelo de soja, cargas geral e açúcar, o que representa um acréscimo de 5% se comparado ao ano de 2019, quando a movimentação atingiu a marca de 908 mil toneladas.

O terminal conta, atualmente, com mais de 60 mil metros quadrados de infraestrutura de armazenagem, com capacidade estimada de 200 mil toneladas estática e está com as obras de expansão em andamento. O projeto de expansão prevê a construção de silos para cereais e um novo armazém para fertilizantes, com capacidade para 120 mil toneladas de produto em área 17 mil metros quadrados.

Veja também

Por