Investimento do governo federal possibilita atracação das maiores embarcações da Costa Leste da América do Sul
O Porto de Santos obteve a homologação da Marinha do Brasil para receber navios de 366 metros, as maiores embarcações previstas para a Costa Leste da América do Sul. O Ministério da Infraestrutura (MInfra) investiu na dragagem do canal, possibilitando aumentar o calado, condição necessária para a chegada dos navios de maior porte.
“Foram investidos R$ 360 milhões por parte do Governo Federal, que trarão ao Porto de Santos, o maior e mais importante do País, uma nova perspectiva”, destacou o secretário nacional de portos e transportes aquaviários do Minfra, Diogo Piloni. “Com a atração de navios de 366 metros, e com as boas perspectivas trazidas pelo BR do Mar, se permite que Santos se torne de fato um porto concentrador, com grandes perspectivas de redução de custos para a carga”, afirmou.
A autorização para receber navios de 366 metros amplia a vocação de Santos como hub port da América do Sul. Com quase 30% da corrente de comércio nacional, o complexo portuário santista já se prepara para maiores movimentações de contêineres, com as ampliações previstas dos terminais já existentes e o planejamento da destinação de outras duas áreas, no Saboó, margem direita, uma para terminal portuário e outra para retroportuário.
O crescimento previsto é de 3,3% ao ano para este tipo de carga, saindo hoje de cerca de 4,4 milhões de TEU para 7,9 milhões em 2040, conforme projeção do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do porto de Santos, aprovado no ano passado. Hoje, o porto de Santos recebe embarcações de até 340 metros de extensão, com capacidade para cerca de 9 mil TEU.
Com a homologação pela Marinha de novo tamanho máximo para navios, será possível aumentar a capacidade para 14 mil TEU, considerando um navio porta contêiner com 366 metros de comprimento e 52 metros de boca (classe New Panamax).