Movimentação do setor portuário cresce 2,5%

O setor portuário brasileiro movimentou 224,8 milhões de toneladas brutas de carga no primeiro trimestre deste ano, garantindo um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2014. Essa porcentagem correspondeu a um acréscimo de 5,5 milhões de toneladas movimentadas, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Os portos organizados apresentaram uma […]

O setor portuário brasileiro movimentou 224,8 milhões de toneladas brutas de carga no primeiro trimestre deste ano, garantindo um crescimento de 2,5% em relação ao mesmo período de 2014. Essa porcentagem correspondeu a um acréscimo de 5,5 milhões de toneladas movimentadas, segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Os portos organizados apresentaram uma queda de 3,2% no primeiro trimestre em comparação a igual período de 2014. Já os terminais privados registraram um aumento de 5,8%.

Entre os tipos de mercadorias, o minério de ferro aumentou a movimentação no primeiro trimestre em 5,1% para 3,8 milhões de toneladas, os combustíveis tiveram um avanço de 3% com 1,4 milhão de toneladas e o farelo de soja cresceu 46,3% com um milhão de toneladas. As operações em contêineres expandiram 4% para 959 toneladas.

Já as operações de soja tiveram uma queda de 11,2% para 1,5 milhão de toneladas e a de fertilizantes uma retração de 16,7% para 918 mil toneladas.

A Antaq apurou que o granel sólido continua com sua participação substancial na movimentação total de cargas do país, da ordem de 60%. A agência destaca em sua análise que dos dez principais grupos de mercadorias movimentados nas instalações portuárias do país, que responderam por 87,6% da tonelagem de cargas no trimestre, sete são sólidos transportados a granel, sendo que o minério de ferro, sozinho, corresponde a 35,4% da movimentação total de cargas nos portos brasileiros.

 

 

Veja também

Por